Meteorologia

  • 18 NOVEMBRO 2018
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 14º

Edição

Centeno espera acordo preliminar sobre fundo dos bancos até final do mês

O presidente do Eurogrupo, e ministro das Finanças de Portugal, Mário Centeno, defendeu hoje, em Lisboa, a possibilidade de ser concluído no final deste mês, antes do previsto, o acordo preliminar europeu sobre o fundo dos bancos.

Centeno espera acordo preliminar sobre fundo dos bancos até final do mês
Notícias ao Minuto

13:13 - 11/06/18 por Lusa

Economia Ministro

"A minha expetativa é que no final deste mês possamos afirmar um acordo de princípio", afirmou o ministro, numa conferência em Lisboa, adiantando que este "será apenas um passo" mas, na sua opinião, é um passo que "vai mudar a forma como os investidores avaliam o risco".

No mês passado, os ministros das Finanças da União Europeia chegaram a acordo sobre as regras a seguir pelos bancos para manterem instrumentos - incluindo o mecanismo europeu - que garantam que os investidores participam em caso de resgate, partilhando assim riscos.

Mário Centeno, na sua intervenção, lembrou o "apoio alargado" para atribuir ao mecanismo europeu um novo instrumento para financiar o Fundo Único de Resolução Bancária ('backstop'), um instrumento de último recurso para um cenário de crise sistémica.

"É uma peça importante da União Bancária. Neste momento falta afinar apenas alguns detalhes nas negociações", ressalvou o presidente do Eurogrupo, depois de anunciar que a data de introdução desta 'backstop' poderá ser antes da data limite, estabelecida em 2016, para 2024.

Também presente na conferência, o presidente do Mecanismo de Europeu de Estabilidade (MEE), Klaus Regling, apresentou mais uma vez Portugal como um dos "bons exemplos" da estratégia europeia de combate à crise, e defendeu que atualmente em Portugal "as pessoas sorriem mais agora do que há três anos".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório