Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Fim do concurso de concessão de transportes em Cabo Verde adiado

A conclusão do concurso de concessão dos transportes marítimos em Cabo Verde, cujo vencedor deveria ser conhecido sexta-feira e de que são finalistas dois grupos portugueses, só deverá ocorrer em agosto, segundo estimativa do executivo cabo-verdiano.

Fim do concurso de concessão de transportes em Cabo Verde adiado
Notícias ao Minuto

15:42 - 07/06/18 por Lusa

Economia Marítimos

A informação foi avançada, em São Vicente, à Rádio Morabeza, pelo secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima, Paulo Veiga.

"As datas sofreram alterações porque houve reclamações, previstas na lei, na primeira fase, o que atrasou o processo em cerca de três semanas. Depois, decidiu-se pela avaliação técnica e financeira, a eliminação de algumas empresas, e ficaram outras para se fazer essa avaliação e essa negociação. É nesta fase que estamos e contamos ter isto até finais de agosto. É uma previsão para que o concurso esteja fechado", disse.

De acordo com o calendário avançado pelo Governo aquando do lançamento do concurso internacional, o vencedor deveria ser revelado na sexta-feira, 08 de junho, e a assinatura do contrato de concessão a 04 de julho.

Paulo Veiga admitiu que a data agora apontada possa sofrer novamente alterações caso as empresas excluídas na primeira fase do concurso, as cabo-verdianas Polaris e Cabo Verde Fast Ferry e a holandesa Palm Shipping, apresentem recurso.

"De certeza será ainda este ano e é para implementar", assegurou, no entanto, Paulo Veiga à Rádio Morabeza.

Os grupos portugueses Sousa (CV Line) e ETE (Transinsular) e o WAS Line/ ANEC Lines/ Marlow Navigation são os três concorrentes a disputar a concessão por 20 anos das ligações marítimas entre as ilhas cabo-verdianas.

O concurso visa "selecionar um parceiro estratégico [...] para fazer a gestão e exploração do Serviço Público de Transporte Marítimo de Passageiros e Carga Inter-ilhas" que deverá "trazer eficiência às ligações sem aumentar custos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório