Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

100 mil milhões para inovação e investigação têm "muito simbolismo"

O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, disse hoje que os 100 mil milhões de euros previstos no orçamento 2021-2027 têm "um grande simbolismo", sublinhando acreditar na capacidade de Portugal de ir buscar verbas.

100 mil milhões para inovação e investigação têm "muito simbolismo"
Notícias ao Minuto

14:00 - 07/06/18 por Lusa

Economia Carlos Moedas

"Obviamente que tenho alguma preocupação, mas por isso era tão importante ir com um número que tem um grande simbolismo", disse Moedas, questionado sobre se teme cortes nas negociações com os Estados-membros na verba de 100 mil milhões de euros destinada ao novo programa para a inovação e investigação Horizonte Europa, que substituirá o Horizonte 2020 (em vigor).

O comissário salientou, por outro lado, que Portugal tem "toda a capacidade" para conseguir alcançar a meta de captar dois mil milhões de euros do Horizonte Europa, ambição avançada pelo Governo.

Portugal captou 500 milhões de euros no 7.º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da União Europeia (2007-2013) e a meio do Horizonte 2020 já ultrapassou esse valor, tendo conseguido verbas de cerca de 555 milhões de euros, explicou, salientando esperar que "até ao fim deste programa se chegue aos mil milhões".

"Para o novo programa temos toda a capacidade de duplicar esse valor para dois mil milhões", disse Moedas.

"Gosto de ver essa ambição portuguesa, de mostrar que não temos medo de participar num programa concorrencial, que não está dividido por país", acrescentou, sublinhando que o país tem bons cientistas e bons investigadores.

Moedas recomendou que Portugal melhore a relação das empresas com as universidades, desafiando aquelas a serem mais interessantes pelos programas que investem na inovação.

A Comissão Europeia propôs hoje atribuir uma verba de 100 mil milhões de euros à investigação e à inovação no Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 da UE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório