Eis como preencher um recibo verde em cinco passos

Se está a pensar passar um recibo verde, tome nota destes cinco passos que lhe podem ser úteis para o preenchimento da declaração.

Pode ficar descansado. O Paint só vai ter “uma nova casa”

© iStock

Notícias ao Minuto
07/06/2018 11:08 ‧ 07/06/2018 por Notícias ao Minuto

Economia

Finanças

 

Para muita gente preencher um recibo verde pode ser um ‘bicho de sete cabeças’, mas não tem de ser assim tão complicado como parece. A plataforma ComparaJá.pt explica que este processo pode ser realizado em cinco passos.

O primeiro é aceder ao Portal das Finanças, sendo por isso necessário ter também consigo as credenciais de acesso. Depois, deve selecionar a opção ‘cidadão’, de seguida ‘obter’ e ainda ‘recibos verdes eletrónicos’.

O segundo passo é selecionar a atividade de serviço. Para isso, refere a plataforma, deve clicar em ‘entregar’, seguido de ‘declarações’ e depois em ‘atividade’. “Todo este processo é bastante fácil, mas esteja atento para não cometer nenhum erro”, explica.

O terceiro passo diz respeito ao campo de IVA e há três opções: se não tiver rendimentos de categoria B superiores a 10 mil euros no ano, está isento; há outras situações que podem prever isenção (deve por isso consultar o artigo 9.º do Código do IVA); por fim, se não estiver isento deve escolher a opção de IVA normal, ou seja, a taxa é de 23%.

De seguida, no quarto passo deve escolher a base de incidência de IRS. “Caso não tenha ultrapassado o limite anual de 10 mil euros está isento de retenção”. Porém, isto pode não se aplicar à sua situação e neste caso deve escolher a opção de base de incidência a 100%. Pode consultar as exceções no artigo 101.º do Código do IRS.

O último passo é a retenção na fonte de IRS. “Se não estiver isento da retenção na fonte em sede de IRS, o mais provável é que tenha que efetuar esta retenção. Deve por isso escolher a taxa de retenção que se aplica ao seu caso”, explica.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas