Foi esta quarta-feira divulgado pela AirHelp, uma empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos e líder mundial na obtenção de compensações por perturbações em voos, o relatório onde são classificadas as melhores companhias aéreas e aeroportos do mundo.
E no ranking das companhias aéreas a TAP surge na 60.ª posição, entre 72 companhias, com a pontuação final de 6,4. A transportadora portuguesa apresenta uma pontuação de 6,9 em pontualidade, 6,3 em qualidade de serviço e 6,1 em tratamento de reclamações, refere o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Já relativamente ao ranking dos aeroportos, há dois portugueses na lista de 141 classificados: o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, ocupa a 90.ª posição, com uma pontuação final de 7,4, e o Aeroporto General Humberto Delgado, em Lisboa, surge no 121.º lugar, com 6,8.
Relativamente aos parâmetros utilizados para estabelecer a classificação, acrescenta ainda o comunicado que a qualidade de serviço é o parâmetro com a pontuação mais elevada do Aeroporto do Porto (8,6), seguindo-se a pontualidade (6,9) e a análise online do sentimento do consumidor (4,2). O Aeroporto de Lisboa obteve 7,4 em qualidade de serviço, 6,6 em pontualidade e 5 em análise online do sentimento do consumidor.