Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

BCE discute na reunião da próxima semana futuro do programa de estímulos

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) vai debater na reunião da próxima semana a data de finalização do seu programa de compra de ativos, anunciou hoje o economista-chefe da entidade monetária, Peter Praet.

BCE discute na reunião da próxima semana futuro do programa de estímulos
Notícias ao Minuto

17:00 - 06/06/18 por Lusa

Economia Governador

Numa intervenção num congresso em Berlim, Praet considerou evidente que a reunião de quinta-feira da próxima semana vai discutir o futuro do programa de compra de dívida.

O BCE compra, atualmente, 30 mil milhões de euros de dívida pública e privada e tem previsto continuar ao mesmo ritmo até ao final de setembro ou mais tarde, se necessário.

O mesmo dirigente do BCE disse confiar que será alcançado o objetivo de inflação (uma inflação ligeiramente abaixo de 2%) e disse que os sinais mais recentes apontam nesse sentido.

A inflação na zona euro ficou em maio em 1,9%, mas alguns economistas atribuíram esse efeito a fatores conjunturais, como a subida do preço do petróleo.

Num discurso também em Berlim, o presidente do Bundesbank (banco central alemão), Jens Weidmann, considerou hoje "plausível" que o programa de estímulos do BCE acabe antes do fim do ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório