Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Modelo de supervisor de seguros e fundos de pensões é "mais valia"

O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões, José Almaça, defendeu hoje a independência institucional do supervisor, cujo modelo tem sido uma "mais valia", numa conferência internacional a decorrer em Lisboa.

Modelo de supervisor de seguros e fundos de pensões  é "mais valia"
Notícias ao Minuto

13:12 - 06/06/18 por Lusa

Economia ASF

Na abertura do encontro do Centro de Investigação, Regulação e Supervisão Financeira, o responsável referiu que "a supervisão do setor segurador e dos fundos de pensões carece de independência institucional do seu supervisor" e que é "estéril falar do presente e do futuro, sem falar do passado" já que o atual modelo "tem-se revelado uma mais valia e, até prova em contrário, a melhor solução".

Para este responsável, os modelos institucionais devem ser "constantemente questionados e a sua viabilidade ponderada", pelo que avançou com a necessidade de "reforço das atribuições, das competências e dos instrumentos e dos meios do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros".

"Bem como da garantia da independência, paridade e flexibilidade da gestão dos recursos das autoridades de supervisão financeira, acrescentou.

José Almaça notou a necessidade de discutir o futuro da regulação e supervisão do setor financeiro em Portugal, no âmbito dos objetivos de "proteção da estabilidade e solidez financeira e a proteção dos consumidores" e lembrou que a ASF concorda com o grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira sobre a continuidade de três atuais supervisores setoriais, assim como o núcleo das suas atribuições.

O responsável referiu ainda que deve ser criada uma autoridade responsável pela supervisão prudencial e uma igualdade de regimes estatutários entre as entidades.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório