Meteorologia

  • 25 MAIO 2022
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 26º

Procura emprego? Seis motivos que o impedem de ser selecionado

Se anda à procura de emprego tome nota destes pontos, já que podem influenciar o seu sucesso no processo de recrutamento.

Procura emprego? Seis motivos que o impedem de ser selecionado
Notícias ao Minuto

11:38 - 05/06/18 por Notícias ao Minuto

Economia Recrutamento

Para quem procura emprego, a 'rejeição' pode ser um dos fatores de desmotivação e de frustração para os candidatos, mesmo para aqueles que têm já experiência e um bom currículo. Por este motivo, a empresa de recrutamento Michael Page divulgou seis motivos que podem levar uma entidade empregadora a rejeitar o candidato em qualquer fase do processo. 

  • O currículo não se destacou -  "Mesmo que tenha uma experiência sólida, se o seu CV não tiver uma boa apresentação ou não estiver adaptado à função, poderá ser ignorado. Certifique-se de que o seu CV é claro e conciso e indica a experiência mais relevante no início. Não se esqueça de adaptar o documento a cada nova candidatura para garantir que destaca a experiência e competências mais importantes para a função."
  • As motivações não eram claras - "Antes de chegar à etapa da entrevista, uma carta de apresentação é a sua oportunidade para falar um pouco a seu respeito e explicar porque se candidata à função. Explique concretamente o que o faz candidatar-se a um projeto na empresa e deixe as suas motivações claras."
  • Falta de preparação para a entrevista - "Os candidatos podem frequentemente não ser bem sucedidos por não terem pesquisado a empresa minuciosamente antes da entrevista. Familiarize-se completamente com o trabalho da organização e pondere em que medida as suas competências e a sua experiência podem ter um impacto positivo nas atividades da empresa."
  • Não é idealmente um trabalhador de equipa - "A par das suas competências e da sua experiência, os empregadores também procuram um trabalhador em equipa forte que se adeqúe bem ao espírito e à imagem da sua organização. Ocasionalmente, os empregadores poderão achar que um candidato que é forte tecnicamente não possui a personalidade nem a abordagem necessárias para a sua organização. Regra geral, as competências de comunicação fortes e uma personalidade confiante e simpática são sempre cobiçadas."
  • Não mostrou entusiasmo - "Se não parecer interessado(a) e entusiasmado(a) com a perspetiva de trabalhar na empresa, o empregador poderá partir do princípio de que na verdade não quer o emprego. Quando os empregadores tentam decidir entre dois candidatos fortes com competências semelhantes, o seu entusiasmo para a função poderá ser o fator decisivo."
  • Apareceu alguém com mais experiência - "Poderá ter realizado uma excelente entrevista, mas se outro candidato tiver um pouco mais de experiência, pode perder a oportunidade. Com a recente incerteza económica, muitos empregadores são avessos ao risco quando se trata de contratar, como tal poderão procurar um profissional que tenha adquirido competências muito específicas numa organização semelhante."

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório