Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Escreve-se o 'fim' dos shoppings nos EUA. Por cá, "haverá desafios"

A consultora imobiliária CBRE considera que a tendência de "encerramento em massa" de centros comerciais não irá afetar Portugal, porque são realidades distintas. Ainda assim, está convicta de que há desafios e que vamos assistir a uma nova geração de centros comerciais.

Escreve-se o 'fim' dos shoppings nos EUA. Por cá, "haverá desafios"
Notícias ao Minuto

12:13 - 04/06/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Compra

A propósito das notícias que chegam dos EUA sobre o encerramento de vários centros comerciais, a consultora imobiliária CBRE apresentou um estudo onde revela que "o comércio norte-americano é muito distinto do europeu", pelo que não acredita num "encerramento em massa" dos centros comerciais em Portugal.

"Este cenário [dos EUA] tem levantado algumas questões sobre se esta tendência poderá vir a afetar o mercado europeu (...) as características e a situação do comércio nos EUA são bastante diferentes das verificadas no nosso país", salienta Cristina Arouca, diretora do departamento de 'research' da CBRE, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Sobre as diferenças, a responsável aponta  "o grau do excesso da oferta, da obsolescência do stock e da penetração do comércio online [que] em Portugal são muito menores do que nos EUA". 

Porém, destaca, "haverá desafios". De acordo com o estudo, o setor vive uma fase de transformação para responder à escalada do comércio eletrónico. Esta evolução será fundamental para a sobrevivência do setor. 

inevitável a adaptação dos centros comerciais já estabelecidos a um novo estilo de vida, podendo afirmar-se que os centros comerciais, tal como os conhecemos nos últimos 30 anos em Portugal, vão acabar, dando lugar a uma nova geração de centros", pode ler-se no comunicado com as conclusões do estudo. 

E não há volta a dar, segundo a consultora, já que "os centros comerciais que não acompanharem rapidamente esta mudança" estarão "condenados ao encerramento"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório