Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

INE confirma: Crescimento económico desacelerou até março

A economia portuguesa cresceu 2,1% no primeiro trimestre em comparação homóloga e 0,4% em comparação com o trimestre anterior, de acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

INE confirma: Crescimento económico desacelerou até março
Notícias ao Minuto

11:00 - 30/05/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia PIB

Em meados deste mês, o INE tinha divulgado as previsões preliminares que apontavam para um crescimento da economia portuguesa de 2,1% no primeiro trimestre em comparação homóloga e de 0,4% em comparação com o trimestre anterior.

No último trimestre de 2017, o crescimento do PIB foi de 0,7% em relação ao trimestre anterior e 2,4% em termos homólogos.

De acordo com o INE, a procura externa líquida apresentou um contributo mais negativo para a variação homóloga do PIB, passando de -0,1 p.p. no 4º trimestre para -0,4 p.p., tendo as exportações de bens e serviços a desacelerado mais que as importações de bens e serviços. 

No que toca à variação em cadeia, o PIB aumentou 0,4% em termos reais (0,7% no trimestre anterior). "O contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB foi negativo (-0,3 p.p.), contrariamente ao registado no trimestre anterior (0.5 p.p.), observando-se um crescimento das Importações de Bens e Serviços e uma estagnação das exportações de bens e serviços", explica o INE. 

Segundo a agência de estatísticas, o "investimento acelerou", passando de um crescimento homólogo de 6,4% no 4º trimestre para 6,6% no 1º trimestre. 

Também esta quarta-feira o INE anunciou que a taxa de desemprego foi de 7,5% em março. 

[Notícia atualizada com mais informação às 11h28]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório