Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Três dias para entregar o IRS. Ainda não submeteu a declaração?

O ritmo mais célere da devolução do imposto aos contribuintes levou a que mais pessoas entregassem a declaração do IRS até a abril. No entanto, há quem ainda não tenha entregado. Eis algumas dicas.

Três dias para entregar o IRS. Ainda não submeteu a declaração?
Notícias ao Minuto

10:06 - 30/05/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Impostos

Como já se sabe o prazo para a entrega do IRS foi prolongado até sexta-feira, uma vez que quinta-feira, dia 31 de maio, é feriado. Ainda que a maior parte dos portugueses já tenha submetido a declaração, há ainda o universo dos que preferem deixar a entrega para última hora. Estas dicas são para quem só agora vai proceder à entrega. 

  • Este ano há mais contribuintes abrangidos pelo IRS automático, o que significa que a entrega é mais fácil e o reembolso mais rápido. 
  • Os reembolsos são mais rápidos: Os reembolsos de IRS até ao final de abril mais do que duplicaram face aos realizados no mesmo período do ano passado, devido ao ritmo mais célere de devolução deste imposto.
  • Caso se engane, pode corrigir a declaração também até sexta-feira, entregando uma nova declaração que irá substituir a anterior.
  • Pode escolher ajudar uma entidade, entre bombeiros, associações, lares ou jardins de infância. Através da consignação do IRS, os contribuintes podem direcionar 0,5% do IRS para uma organização.
  • Há uma app, que foi lançada pelo Fisco, que permite consultar quanto tem a pagar ou a recebermediante a sua situação. A plataforma chama-se ‘Situação Fiscal’ e está disponível para Android e iOS.
  • Ainda não sabe onde vai investir o dinheiro que pode receber do IRS? O Notícias ao Minuto falou com António Ribeiro, economista da Proteste Investe, que destacou cinco produtos financeiros onde pode aplicar o dinheiro.
  • Caso seja notificado para pagar, saiba que a data limite para o pagamento do imposto é 31 de agosto, mas evite esquecimentos, pois podem resultar em coimas aplicadas pelo Fisco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório