Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Pagamentos em atraso diminuem em abril para 917 milhões de euros

Os pagamentos em atraso totalizaram 917 milhões de euros em abril, descendo face a março e face ao mesmo mês de 2017, foi hoje divulgado a síntese de execução orçamental da Direção-Geral de Orçamental (DGO).

Pagamentos em atraso diminuem em abril para 917 milhões de euros
Notícias ao Minuto

19:01 - 25/05/18 por Lusa

Economia DGO

Segundo o documento divulgado hoje, os pagamentos em atraso reduziram-se em 70 milhões de euros relativamente ao período homólogo e em 48 milhões de euros face ao final do mês anterior.

"Para a evolução homóloga, contribuíram os Hospitais EPE com uma diminuição de 48 milhões de euros e a Administração Local que diminuiu 32 milhões de euros", refere a DGO.

Já face ao mês anterior, a diminuição registada reflete a evolução do subsetor da saúde e Hospitais EPE, "tendo-se continuado a proceder a pagamentos com base nas dotações de capital realizadas pelo Estado nos Hospitais EPE no final de 2017".

De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, que antecedeu o documento da DGO, o crescimento da despesa das Administrações Públicas (de 4,1%), refletindo a redução dos pagamentos em atraso na Saúde, bem como o acréscimo dos encargos com o pagamento de cupões de 'swaps' (juros e variação de justo valor) em várias empresas públicas.

"A despesa do Serviço Nacional de Saúde na ótica financeira registou um crescimento de 3,5%, acima do orçamentado, refletindo um aumento de 4,5% das despesas com a aquisição de bens e serviços e a duplicação do valor do investimento", destaca a tutela.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório