Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Está à procura emprego? Sete dicas para se manter ativo e otimista

A consultora especializada em recrutamento Michael Page apresenta sete dicas para fazer o processo valer a pena.

Está à procura emprego? Sete dicas para se manter ativo e otimista
Notícias ao Minuto

08:34 - 25/05/18 por Notícias ao Minuto

Economia Michael Page

O processo de procura de emprego pode ser difícil, mas o “tempo investido num processo de recrutamento vale sempre a pena”. As palavras são da Michael Page, uma consultora especializada em recrutamento, que sugere sete dicas para continuar ativo e otimista na procura de emprego após uma rejeição.

  1. O “não” faz parte do “sim” - “É uma das lições que deve tirar das rejeições. Saber enfrentar as rejeições faz parte do desafio e deve procurar torná-las num fator motivador para continuar a procura e não em algo que o desanime.”
  2. Dê valor aos contactos conseguidos - “Qualquer experiência é enriquecedora, sobretudo quando favorece o networking com outros profissionais.”
  3. Confie em si e nas suas capacidades - “A motivação e atitude ao longo da procura de emprego estão diretamente relacionadas com o nível de segurança nas suas capacidades. Quem semeia, colhe. No final, todo o esforço terá a sua merecida recompensa.”
  4. Deixar sempre a porta aberta - “A melhor forma de transmitir esta sensação é mostrar-se agradecido por ter tido a possibilidade de participar no processo e apresentar-se enquanto profissional. Deixar uma marca positiva é importante para o seu sucesso nos próximos processos. Assim, durante a entrevista destaque o seu interesse pela empresa, o seu carisma e paixão pelo que faz profissionalmente. Desta forma, os entrevistadores não irão esquecer-se de si.”
  5. Comportamento flexível e racional - “Durante um processo de recrutamento, a empresa pode alterar a sua estratégia (...) e pode acontecer que a sua experiência e capacidades, no decorrer do processo, deixem de se adequar a 100% à empresa e função como no início. Tente relativizar esta questão. Atualmente, as empresas desenvolvem-se em ambientes muito dinâmicos, sujeitos a uma infinidade de mudanças.”
  6. Celebre as pequenas realizações durante o processo - “Para manter a sua motivação, celebre os avanços conseguidos e tenha consciência da importância de cada passo que se realiza, porque cada um deles necessitou de um esforço da sua parte.”
  7. Peça feedback - “Informe-se e descubra qual a opinião que os recrutadores têm de si. A resposta recebida utilizada da forma correta pode ajudá-lo a melhorar, reforçar as suas capacidades e reorientar-se para entrevistas futuras.”

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório