Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Abanca notifica Concorrência da compra do retalho do Deutsche Bank

O espanhol Abanca notificou há uma semana a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra do negócio de retalho em Portugal do alemão Deutsche Bank, segundo um aviso daquela autoridade hoje publicado.

Abanca notifica Concorrência da compra do retalho do Deutsche Bank
Notícias ao Minuto

11:38 - 24/05/18 por Lusa

Economia AdC

A operação de concentração, que resulta do controlo exclusivo sobre os ativos incluídos na atividade de "Clientes Particulares e Comerciais" da sucursal portuguesa do banco alemão, foi notificada na quarta-feira da semana passada, dia 16, mês e meio depois de a operação ter sido publicamente anunciada pelos espanhóis.

O objetivo do aviso é dar a oportunidade a terceiros interessados na operação de enviarem observações no prazo de 10 dias úteis, que termina em meados da próxima semana.

Os resultados líquidos do Deutsche Bank, no primeiro trimestre deste ano, caíram para 120 milhões de euros, menos 79% do que no mesmo período de 2017.

Já o Abanca obteve, no passado trimestre, um lucro de 155,3 milhões de euros, mais 1,5% do que no mesmo período de 2017.

No anúncio de resultados, o banco espanhol defendeu que "a aquisição do Deutsche Bank Portugal PCC fortalece o modelo de negócio [...], reforçando o posicionamento na venda de produtos de investimento (fundos, planos de poupança e seguros) e aumentando o seu volume de negócios em 6.500 milhões de euros".

No início de abril, num encontro com jornalistas, o principal acionista e presidente do Abanca, Juan Carlos Escotet, escusou revelar o valor do negócio, invocando ter sido pedida confidencialidade.

O grupo alemão Deutsche Bank tem vindo a desfazer-se de várias operações no estrangeiro, tendo sido anunciado em dezembro passado que os espanhóis do Santander ficariam com operações do Deutsche Bank na Polónia, um negócio a que também tinha concorrido o banco português BCP.

Mesmo com a venda da operação de retalho ao Abanca, o Deutsche Bank vai manter uma presença em Portugal, através da sucursal Deutsche Bank Portugal, que desenvolverá atividade ao nível da banca corporativa e de investimento, incluindo com serviços bancários a empresas nacionais e estrangeiras e ao Estado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório