Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Ferroviários fazem greve em 4 de junho contra agente único nos comboios

Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo vão estar em greve no dia 04 de junho contra a possibilidade de circulação de comboios com um único agente, foi hoje divulgado pelos sindicatos subscritores do pré-aviso.

Ferroviários fazem greve em 4 de junho contra agente único nos comboios
Notícias ao Minuto

17:55 - 23/05/18 por Lusa

Economia Trabalhadores

"A circulação de comboios só com um agente põe em causa a segurança ferroviária -- trabalhadores, utentes e mercadorias -- e, por isso, é preciso que não subsistam dúvidas no Regulamento Geral de Segurança (RGS)", afirmaram os representantes dos trabalhadores numa nota de imprensa.

Os ferroviários contestam que sejam feitas alterações ao RGS com o objetivo de reduzir custos operacionais.

Luis Bravo, do Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante, disse à agência Lusa que o pré-aviso de greve foi emitido por seis sindicatos porque a redação do RGS, em discussão nos últimos meses, deixa em aberto a possibilidade de os operadores decidirem se colocam um ou dois trabalhadores nos comboios.

Em novembro os sindicatos dos ferroviários suspenderam uma greve após terem acordado com o Governo que a redação do regulamento de segurança iria ser melhorada de forma a garantir que cada comboio circularia sempre com um maquinista e um revisor ou operador de mercadorias.

"Mas isso não aconteceu, o grupo de trabalho que tratou desta matéria já terminou a sua função e o novo texto dá possibilidade de decisão aos operadores, pondo até em causa as regras da União Europeia", disse Luis Bravo.

Atualmente, os comboios circulam sempre com dois trabalhadores, exceto na Fertagus que, ao abrigo do RGS, pode funcionar com agente único entre Setúbal e o Pragal.

A greve de 04 de junho vai abranger todos os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo e todo o tipo de trabalho das 0:00 às 24:00 dessa data.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório