Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Supremo do Paraguai retira nacionalidade a operador ilegal de divisas

O Supremo Tribunal de Justiça do Paraguai anunciou hoje que retirou a nacionalidade ao cidadão brasileiro Dario Messer, que fugiu do país depois de ser envolvido num caso de branqueamento gigantesco de capitais.

Supremo do Paraguai retira nacionalidade a operador ilegal de divisas
Notícias ao Minuto

16:54 - 23/05/18 por Lusa

Economia processo

Em causa está o movimento de 1,6 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) em 52 países.

Dario Messer é conhecido como "o maior 'doleiro' (designação de quem negoceia ilegalmente divisas) do Brasil".

Depois da decisão do tribunal, Messer poderá ser entregue ao Brasil, no caso de ser detido no Paraguai, onde também está a ser acusado à revelia.

O Supremo Tribunal de Justiça assinalou na sua decisão que a retirada da nacionalidade acontece depois de constatar-se que "Messer está a ser investigado por integrar uma organização criminosa em conjunção com outros operadores e funcionários no branqueamento de ativos, derivados da corrupção através de operações ilegais de compra e venda de dólares".

A nacionalidade foi concedida em 2017 a Messer, que reside ininterruptamente no Paraguai desde 1993.

A imprensa paraguaia sublinhou que Messer é um amigo pessoal do Presidente da República do Paraguai, Horacio Cartes, que não se manifestou publicamente sobre o assunto.

Na semana passada, a justiça paraguaia classificou como foragidos Messer, o seu filho Dan Wolf Messer e Juan Pablo Jiménez, primo de Cartes, a quem acusou de branqueamento de capitais, tendo bloqueado as respetivas contas bancárias.

O Ministério Público suspeita que os acusados teriam utilizado fundos provenientes das operações de Messer no Brasil e relacionados com supostos atos de suborno passivo, suborno e associação criminosa.

Esses atos alegadamente teriam ocorrido através das empresas Matrix S.A., Chai S.A., Pegasus S.A. e Agromonte S.A., dos quais os acusados eram acionistas e através dos quais eles teriam realizado operações irregulares num montante superior a 40 milhões de dólares (34 milhões de euros), de acordo com o Ministério Público do Paraguai.

A investigação no Paraguai começou após uma operação de captura internacional naquele país, no Brasil e no Uruguai, que resultou em 33 prisões nos dois últimos países.

A operação internacional foi destinada a um grupo de 'doleiros' do Brasil que, segundo a confissão de dois acusados, conseguiram movimentar ilegalmente 1,6 mil milhões de dólares em 52 países.

De acordo com as investigações do Ministério Público brasileiro, no âmbito da operação Lava Jato - que investiga um grande esquema de corrupção no Brasil -, Messer recebia 60% dos lucros das operações de câmbio, pois era responsável por fornecer recursos e dar apoio às operações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório