Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Regra de 3 por 2 na administração pública cumprida "à décima"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu hoje que o Governo cumpriu "quase à décima" o rácio de três saídas por cada duas entradas na administração pública no ano passado.

Regra de 3 por 2 na administração pública cumprida "à décima"
Notícias ao Minuto

14:27 - 23/05/18 por Lusa

Economia Centeno

Em audição na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, em resposta ao PSD, que questionou Mário Centeno sobre qual a política de admissões do Governo, o ministro das Finanças disse que no ano passado a diferença entre entradas e saídas de trabalhadores foi de 1.246.

"Houve 4.490 saídas definitivas, por motivo de aposentação, na administração central" e a diferença entre novas entradas e saídas definitivas em 2017, no conjunto dos quatro trimestres, foi de menos 1.246.

"O rácio em 2017 foi cumprido quase à décima de ponto percentual", afirmou o ministro citando dados da Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP).

O rácio acordado com a Comissão Europeia e inscrito no Programa de Estabilidade que vigorava em 2017 era de 3 saídas para 2 entradas, disse Mário Centeno.

"Era suposto, através da aplicação deste rácio, reduzirmos em um terço o volume de emprego que saísse por aposentação. Reduzimos não em um terço, mas em 30%", acrescentou o ministro das Finanças.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório