Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Associação do calçado assina declaração em defesa do comércio livre

Representantes de associações de calçado dos cinco continentes assinaram no Porto uma declaração conjunta defendendo um "comércio global livre, justo e equilibrado" e o combate a "todas as práticas que distorcem a concorrência".

Associação do calçado assina declaração em defesa do comércio livre
Notícias ao Minuto

11:20 - 23/05/18 por Lusa

Economia Mundial

Segundo divulgou hoje a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), este "acordo histórico" foi assinado durante o terceiro Fórum Internacional de Calçado, realizado por ocasião do 20.º Congresso da União Internacional dos Técnicos da Indústria de Calçado (UITIC), que decorreu na semana passada no Porto.

"Para a APICCAPS, tendo em linha de conta que a indústria portuguesa de calçado exporta 95% da sua produção, para 152 países, nos cinco continentes, esta declaração conjunta de defesa do comércio livre, justo e equilibrado é de extrema relevância", sendo que "importa ainda combater todas as práticas que distorcem a concorrência".

Esta terceira edição do Fórum Internacional de Calçado -- criado em 2015 pela Confederação da Indústria do Calçado e que funciona como "uma plataforma de troca de informação, promoção de iniciativas comuns e debate de desafios emergentes no setor - teve como tema central o "Comércio Internacional" e culminou numa declaração conjunta relativamente às "crescentes medidas protecionistas adotadas em todo o mundo nos últimos anos".

Segundo os subscritores, "o protecionismo reduz o consumo, o investimento e as oportunidades de emprego, consequentemente reduzindo a competitividade e o crescimento das empresas de calçado".

Neste sentido, as associações signatárias "demonstram firmemente a sua oposição em relação a qualquer tipo de barreira tarifária ou não tarifária" e reclamam "que os decisores políticos promovam condições de equidade e um mercado global livre e aberto, sem 'dumping' ou práticas de contrafação".

No documento é ainda assumido o compromisso de apoiar o cumprimento deste objetivo através da partilha de informação e da transmissão desta posição aos respetivos governos nacionais.

"No médio-longo prazo os regimes protecionistas apenas contribuem para fragilizar as respetivas empresas. Numa economia e sociedade globais em rápido desenvolvimento, dirigidas pelos consumidores, as associações nacionais e os decisores políticos devem antes trabalhar em iniciativas conjuntas para garantir que as empresas beneficiam das oportunidades comerciais de um mercado livre e aberto", sustenta o presidente da Confederação da Indústria do Calçado, Cleto Sagripanti, citado no comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório