Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vinhos portugueses arrecadam 324 medalhas no Concours de Bruxelles

Os vinhos de Portugal arrecadaram 324 medalhas, incluindo 17 de Grande Ouro e 115 de Ouro, no prestigiado Concours Mondial de Bruxelles, que este ano decorreu em Pequim, revelou fonte da organização do evento.

Vinhos portugueses arrecadam 324 medalhas no Concours de Bruxelles
Notícias ao Minuto

14:23 - 22/05/18 por Lusa

Economia Pequim

A 25.ª edição do Concours Mondial de Bruxelles contou com a participação de 9.080 vinhos, oriundos de 48 países.

As restantes medalhas arrecadadas pelos vinhos portugueses foram de prata.

O número de vinhos portugueses premiados caiu relativamente à edição do ano passado, quando 368 receberam medalhas. Já os vinhos distinguidos com medalhas de Grande Ouro - a mais alta classificação - aumentaram em dois.

Os vinhos foram avaliados por um painel de mais de 330 jurados, nomeadamente escanções, compradores, importadores, jornalistas e críticos de vinho provenientes de todo o mundo.

A edição do próximo ano terá lugar em Aigle, na Suíça.

A realização do evento este ano em Pequim representa uma estreia do Concours Mondial de Bruxelles na Ásia e ilustra a crescente importância do mercado chinês para o setor.

Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, a China é já o 5.º país em termos de consumo absoluto de vinho, a seguir aos Estados Unidos, França, Itália e Alemanha.

Existe uma "verdadeira estratégia" e "vontade política" no país asiático para impulsionar o setor do vinho, por motivos "económicos, ambientais e de saúde pública", disse à agência Lusa Thomas Costenoble, diretor do Concours Mondial de Bruxelles.

"O governo quer diminuir o consumo do álcool e, por isso, tem de trazer outras soluções para os consumidores. E ao promover o desenvolvimento da indústria vitícola, consegue também repovoar regiões que estavam praticamente desertas, devido ao abandono de algumas indústrias, nomeadamente a mineração, como é o exemplo da Mongólia interior [noroeste]", explicou.

Na lista dos países europeus que em 2017 exportaram mais vinho para a China, encabeçada pela França, Portugal ficou no 4.º lugar, atrás de Espanha e Itália, segundo dados do centro de pequenas e médias empresas da União Europeia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório