Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Pagamentos 'contactless'. Sabe o que são e como funcionam?

Já lhe aconteceu estar na fila do supermercado e ver alguém a aproximar o cartão de multibanco do terminal de pagamento para realizar o pagamento?

Pagamentos 'contactless'. Sabe o que são e como funcionam?
Notícias ao Minuto

09:39 - 21/05/18 por Notícias ao Minuto

Economia BdP

Pois é, esse é o chamado 'contactless', que permite a realização de pagamentos aproximando o cartão do terminal, sendo que ambos terão de estar habilitados com esta tecnologia. Se o seu cartão tem o símbolo 'contactless' mas ainda não utilizou este método, tome nota de algumas informações que deve saber.

De acordo com informação disponibilizada pelo Banco de Portugal (BdP), os pagamentos são efetuados através da aproximação do cartão ao terminal e, em regra, "sem que seja solicitado o código secreto ou PIN". 

Isto, caso o valor do pagamento seja abaixo do valor máximo estabelecido pela entidade emitente, habitualmente até 20 euros, ou caso o valor acumulado dos pagamentos sucessivamente efetuados sem PIN ainda não tiver atingido os 60 euros.

Ainda assim, lembra o BdP, "a inserção do PIN do cartão poderá ser solicitada, mesmo que sejam respeitados os limites definidos pela entidade emitente". 

O supervisor assegura ainda que "as operações com a tecnologia contactless cumprem todos os requisitos de segurança das transações com cartão, ficando o cartão sempre na posse do titular", explica. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório