Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

ONG Comité diz que Portugal e Moçambique enfrentam crise da dívida

Portugal e Moçambique estão entre os 31 países identificados pelo Comité para o Jubileu da Dívida como estando a enfrentar uma crise da dívida, que se juntam a mais 82 em risco de ficarem na mesma situação.

ONG Comité diz que Portugal e Moçambique enfrentam crise da dívida
Notícias ao Minuto

07:11 - 21/05/18 por Lusa

Economia Jubileu da Dívida

"Há 31 países em todo o mundo que estão agora numa crise da dívida, com mais 82 em risco, o que mostra uma subida face aos 27 países em crise em 2017 e aos 22 em 2015", disse esta organização não-governamental (ONG) num comentário enviado à Lusa.

A classificação de crise da dívida aplica-se a países "que tenham um desequilíbrio financeiro significativo com o resto do mundo e pagamentos elevados de dívida externa em proporção das receitas", explicou.

De acordo com a ONG, Moçambique entra na lista devido à queda dos preços das matérias primas e Portugal aparece por ter sido um dos países "afetados pela crise de 2008 e subsequentes políticas de austeridade", ao lado da Grécia e da Irlanda.

O economista desta ONG Tim Jones vincou que os novos números mostram que "já há crises da dívida em todos os continentes" e acrescentou que "o cancelamento de 130 mil milhões de dólares de dívida de alguns dos países mais pobres do mundo foi insuficiente para prevenir futuras crises e agora estamos a ver um alargamento preocupante de novas crises em todo o mundo".

Jones defendeu serem precisos "mais empréstimos e endividamento responsáveis, e mecanismos para garantir que os credores irresponsáveis paguem a sua quota parte do custo das crises quando elas ocorrem".

O alto endividamento dos países, incluindo os Estados Unidos, foi um dos temas centrais dos relatórios do Fundo Monetário Internacional sobre o estado da economia mundial, divulgados em abril.

A situação é especialmente preocupante para os países que precisam de se endividar para equilibrar as suas contas públicas, no seguimento da queda do preço das matérias-primas, como é o caso dos lusófonos Angola e Moçambique.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório