Os preços dos combustíveis vão voltar a subir já na próxima semana, tanto no caso do gasóleo como no da gasolina. Isto acontece depois de na quinta-feira os preços do barril de petróleo terem superado o patamar dos 80 dólares em Londres.
O preço do gasóleo deverá registar uma subida de dois cêntimos, ao passo que a gasolina deverá subir entre dois e dois cêntimos e meio mediante as cotações do final da semana, explicou uma fonte do setor ao Notícias ao Minuto.
O preço médio do gasóleo simples era de 1,353 euros no final de quinta-feira, ao passo que a gasolina simples 95 custava em média cerca de 1,570 euros, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia.
A impulsionar a escalada dos preços dos combustíveis, ao longo das últimas semanas, estão diversos fatores, entre os quais o aumento do preço da matéria-prima nos mercados internacionais. Na quinta-feira, o barril Brent superou o patamar dos 80 dólares por barril pela primeira vez desde 2014.
Isto, numa altura em que os investidores a temem uma queda da produção na Venezuela e no Irão, que enfrenta sanções depois de Washington se ter retirado do acordo multilateral sobre o programa nuclear.
[Notícia atualizada com mais informação às 11h44]