Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Wall Street fecha em baixa arrastada por taxas de juro e incerteza

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, com os investidores preocupados com a subida das taxas de juro e a incerteza geopolítica, designadamente as relações comerciais entre os EUA e a China.

Wall Street fecha em baixa arrastada por taxas de juro e incerteza
Notícias ao Minuto

22:34 - 17/05/18 por Lusa

Economia Mercado

O índice Dow Jones Industrial Average perdeu 0,22%, para os 24.713,98 pontos.

O Nasdaq recuou 0,21%, para as 7.382,47 unidades, ao passo que o S&P500, o que menos desvalorizou, recuou 0,09%, para as 2.720,13.

"Este recuo não está ligado a uma razão em particular, mas antes a uma incerteza generalizada sobre o comércio mundial e as taxas de juro", comentou Karl Haeling, da LBBW.

A taxa de juro da dívida dos EUA a 10 anos subiu hoje para os 3,119%, um nível inédito depois de 2011.

Este desenvolvimento arrefeceu o entusiasmo de alguns investidores, uma vez que os investidores em Wall Street têm aproveitado em muito os níveis baixos das taxas de juro, onde têm estado desde a crise financeira de 2008, para se endividarem à vontade.

Washington e Pequim retomaram as suas negociações comerciais, sob a ameaça da possível entrada em vigor de sanções dos EUA em menos de uma semana. E, em resposta à questão de saber se iria haver acordo com a China, Donald Trump respondeu que "duvidava".

Haeling também destacou que "os investidores continuam a preocupar-se com as negociações com a Coreia do Norte", depois de Pyongyang ter ameaçado na quarta-feira anular a cimeira prevista, para o mês de junho, entre Kim Jong-un e Trump, se Washington continuar a pretender constranger os norte-coreanos a renunciar unilateralmente ao seu arsenal nuclear.

As taxas de juro mais elevadas e a incerteza persistente em torno das relações comerciais combinadas com a subida continuada dos preços do petróleo alimentam a ideia de um aumento da inflação e, por ricochete, "o temor de uma possível diminuição das despesas dos consumidores", observou Patrick O'Hare, da Briefing.

Neste ambiente, o índice Russell 200, que reúne em Wall Street as empresas com capitalização reduzida, conseguiu atingir um nível recorde.

"Dadas as incertezas no comércio internacional, as sanções iranianas e outros pontos de fricção geopolítica, os investidores estão a apostar que o crescimento da economia norte-americana vá superar a dos outros países e que as pequenas empresas vão ser as menos afetadas" por possíveis perturbações, estimou Haeling.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório