Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Lucro da Sonae mais do que duplica para 21 ME no 1.º trimestre

O lucro da Sonae mais do que duplicou, de nove para 21 milhões de euros, no primeiro trimestre deste ano face a igual período do ano passado, foi hoje comunicado ao mercado.

Lucro da Sonae mais do que duplica para 21 ME no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

19:42 - 17/05/18 por Lusa

Economia Mercado

No período de referência, o volume de negócios consolidado da Sonae atingiu 1.342 milhões de euros, o que traduz um aumento de 8,7% potenciado, sobretudo, pelo desempenho da Sonae MC e da Worten.

De acordo com a informação remetida ao mercado, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) consolidado melhorou 9,5% no trimestre em causa, fixando-se em 70 milhões de euros.

O resultado líquido atribuível a acionistas mais do que duplicou em comparação com o primeiro trimestre de 2017, passando de oito para 20 milhões de euros.

Já o investimento fixou-se em 71 milhões de euros, mais 17 milhões do que o valor registado no mesmo período do ano anterior.

Nos primeiros três meses do ano, a divida líquida da Sonae diminuiu 8,2%, uma redução de 113 milhões de euros face a 2017, situando-se o rácio da divida líquida face ao capital investido em 1,2%.

Por negócio, registou-se um crescimento de 10% do volume de negócios da Sonae MC para 940 milhões de euros, valor suportado por uma variação de vendas de 5,3% no universo de lojas.

O volume de negócios da Worten atingiu 242 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018, mais 9,3%, suportado, em parte, pelo desempenho do 'e-commerce', que manteve "a tendência positiva observada nos trimestres anteriores". O EBITDA subjacente aumentou 27,5% para 3 milhões de euros, refletindo uma margem de 1,4%.

A Sonae Fashion atingiu 96 milhões de euros de volume de negócios, mais 1,5% em termos homólogos e as vendas no universo comparável de lojas cresceram 3,7%.

Na operação 'online' destacou-se a MO, que mais do que duplicou as vendas, a Zippy, que cresceu 68% e a Salsa que subiu 30%.

A Sonae FS registou um crescimento de 30% do volume de negócios, face ao período homólogo, para sete milhões de euros nos primeiros três meses de 2018.

Responsável pela gestão do portfólio de imobiliário de retalho, a Sonae RP obteve 23 milhões de euros de volume de negócios, uma subida de 2,4%, em comparação com o primeiro trimestre de 2017.

No período em causa, a Sonae RP registou em portfólio 20 lojas Continente, 60 lojas Continente Modelo e 30 lojas Continente Bom Dia, num valor contabilístico líquido de 908 milhões de euros.

O volume de negócios da Sonae IM totalizou, no trimestre em causa, 33 milhões de euros, o que traduz uma subida de 1% face a 2017.

Na Sonae Sierra o volume de negócios manteve-se em 54 milhões de euros.

A evolução de vendas dos lojistas no universo comparável de lojas valorizou-se 4,2% na Europa e 4,8% no Brasil.

Por último, no primeiro trimestre de 2018, as receitas operacionais da NOS atingiram 383 milhões de euros, mais 0,7% do que em igual trimestre do ano anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório