Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Empresa consulta população em projeto da Mota-Engil em Moçambique

A empresa Thai Mozambique Logistics arrancou com um processo de consulta pública junto de 73 famílias que deverão ser deslocadas da zona de construção de um porto de águas profundas no centro de Moçambique, anunciou a empresa.

Empresa consulta população em projeto da Mota-Engil em Moçambique
Notícias ao Minuto

10:59 - 15/05/18 por Lusa

Economia linha férrea

No projeto, que inclui a construção de uma linha férrea, participa a empresa portuguesa Mota-Engil, em consórcio formado no último ano com uma construtora chinesa.

O processo de reassentamento das famílias será antecedido de quatro sessões de consulta pública de modo a acautelar possíveis conflitos, referiu Mamed Latif, diretor da Thaí Mozambique Logistics, citado pela edição de hoje do jornal moçambicano Notícias.

As duas primeiras sessões decorreram na última semana em Supinho, zona onde será implantado projeto, num encontro que juntou a comunidade local, a empresa e o executivo provincial da Zambézia.

Segundo referiu, está por apurar o valor do investimento a realizar no reassentamento e a partir da próxima semana será feito um levantamento de benfeitorias a realizar, sendo que estão previstas compensações pela ocupação de 10 hectares de terras pertencentes à comunidade local.

O Governo moçambicano atribuiu em 2013 à tailandesa Italthai Engineering (que detém 60% da Thai Mozambique Logistics) a concessão (construção, exploração e demais operações) do porto e da ferrovia de Macuze, 35 quilómetros a norte de Quelimane, capital da província central da Zambézia.

A linha férrea que vai ligar Macuze às minas de Moatize e Chitima, com uma extensão de 620 quilómetros, foi concebida para permitir o escoamento de carvão a partir da província de Tete, interior do país.

O porto de Águas Profundas de Macuse terá capacidade para receber navios de grande calado que vão transportar principalmente carvão mineral e servir países vizinhos de Moçambique sem acesso direto ao mar.

A obra no valor de cerca de 2,40 mil milhões de dólares será executada por um consórcio em que participam a construtora China Machinery Engineering e a Mota-Engil, prevendo-se que esteja finalizada em 2021.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório