Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"É melhor ter a EDP controlada por chineses do que por europeus"

Quem o diz é Luís Marques Mendes que, na antena da SIC, deu a sua opinião relativamente à Oferta de Aquisição Pública (OPA) que a China Three Gorges lançou sobre a EDP - Energias de Portugal. Sobre o comentário que António Costa fez a esta ação do grupo empresarial chinês, o social-democrata é perentório: "O primeiro-ministro foi imprudente e precipitado".

"É melhor ter a EDP controlada por chineses do que por europeus"
Notícias ao Minuto

23:03 - 13/05/18 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Comentário

A iniciativa da empresa chinesa “não é inesperada”, diz Luís Marques Mendes, lembrando que em setembro e janeiro passados já havia falado sobre esta possibilidade.

Agora que foi conhecida publicamente, o comentador descreve-a como uma “jogada de antecipação, porque na Europa estão a ocorrer vários fenómenos de fusões no domínio da energia”.

Assim, explica, os chineses antecipam-se a outros grupos europeus e seguram aquela que é uma “porta de entrada na Europa, nos Estados Unidos da América e noutras partes do mundo”.

Falando mais concretamente sobre as características da OPA, Marques Mendes diz que o seu “ponto forte” é o facto de os chineses quererem que “se mantenha portuguesa, autónoma, com sede e estrutura operacional em Portugal e que ainda se torne mais forte e competitiva, porque querem incorporar na EDP as participações que têm noutros países”.

E nesta senda defende que "para Portugal é melhor ter a EDP controlada pelos chineses do que por uma empresa europeia, porque corria-se o risco de ser desmantelada e de não ficar com sede em Portugal”, refere.

Porém, há também um “ponto fraco” que se prende com o “preço que propõem” que é, sublinha, uma “vulnerabilidade”, temendo, por isso, que “ninguém a vá subscrever” devido aos valores em causa.

Outra questão que pode tornar esta OPA vulnerável, explica, prende-se com a regulação comunitária sobre o setor. “Pode haver aqui problemas de regulação. Primeiro, porque a administração Trump não gosta muito da compra de ativos pelos chineses e depois porque as regras europeias ditam que não pode ser a mesma entidade a produzir e distribuir. A EDP faz a produção e a REN o transporte, é certo que são empresas diferentes, mas são os chineses que mandam”, frisou.

Por fim, e questionado sobre a reação do primeiro-ministro à OPA, Marques Mendes diz que António Costa “não esteve nada bem”, tendo sido “imprudente e precipitado”.

“Não é assunto de política, é de economia. O Estado não é acionista da EDP e, portanto, não tem que se pronunciar e, muito menos antes dos acionistas”, concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório