Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ricardo Alves: "Sporting? Um orgulho ser reconhecido por grandes clubes"

Médio do Olimpija Ljubljana mostra-se feliz com o interesse dos leões, mas garante que, para já, o foco está totalmente direcionado para os próximos compromissos do clube esloveno.

Ricardo Alves: "Sporting? Um orgulho ser reconhecido por grandes clubes"
Notícias ao Minuto

07:52 - 25/04/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

Nove golos em 30 jogos, exibições de grande nível e uma Eslovénia rendida ao seu talento. Assim se resume o momento de Ricardo Alves no Olimpija Ljubljana. Aos 25 anos, o português chegou ao pico mais alto da sua carreira e o interesse de vários clubes europeus já é notado.

Tal como o nosso site adiantou em tempo oportuno, o Sporting foi o último a ser apontado como possível destino na próxima época, mas o médio mantém os pés bem assentes no chão.

"Claro que todos os jogadores devem ficar orgulhosos por verem o seu nome associado a grandes clubes. Eu não fujo à regra e penso que é o reconhecimento do meu trabalho aqui no Olimpija Ljubljana, graças ao apoio do treinador, dos companheiros e de todo o clube, que me têm permitido estar em destaque. Estou muito feliz aqui, mas é um orgulho ser reconhecido por grandes clubes como o Sporting", admitiu o jogador, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, sublinhando que vai "pensar no futuro no final da temporada".

A cumprir a terceira época no emblema esloveno, Ricardo Alves revela que a "estabilidade tem sido uma das chaves para o sucesso" e explica as razões que o levaram a aceitar este convite em 2015. "Este passo foi bastante importante, pois o país deu-me a tranquilidade que eu precisava para dar o 'salto' e crescer como jogador e como pessoa. Por isso, estou grato ao Olimpija, que apostou em mim. Isto é fruto do trabalho e do foco constante. Se assim não for, as coisas não acontecem por acaso. Os golos têm surgido de forma natural, claro que é necessário ter alguma sorte e saber aparecer nos momentos e nos lugares certos, mas estou muito feliz com o meu rendimento e só quero dar seguimento", vincou.

Notícias ao MinutoRicardo Alves foi campeão esloveno na primeira época ao serviço do Olimpija Ljubljana.© Facebook

Após uma "adaptação fácil" à nova realidade, graças ao "facilidade das pessoas em falar inglês", o jogador formado no FC Porto confessa que rapidamente conseguiu encaixar no estilo de jogo da equipa e do próprio campeonato. "Precisava de dar um abanão à minha carreira e senti que a ida para o estrangeiro poderia dar-me isso. Arrisquei e, felizmente, as coisas correram bem. Na primeira época fui campeão, naquele que acabou por ser um momento muito especial, já que o clube não conquistava o título há mais de 20 anos. Foi bastante gratificante para os adeptos e para a própria cidade", recordou, acrescentando: "Depois, o estilo do futebol é parecido com o português, mas menos intenso e com menor qualidade. Sente-se uma pequena diferença nesse aspeto, mas posso dizer que me integrei muito bem."

Uma afirmação em tons de azul

Após ter dado os primeiros passos no futebol no Padroense, Ricardo Alves prosseguiu a formação no FC Porto, onde partilhou o balneário com jogadores como Gonçalo Paciência, Fábio Martins (Sp. Braga), Tozé (Moreirense) ou Tiago Ferreira (CS U Craiova).  Nos dragões, o médio viveu "momentos únicos", fez "amigos para a vida" e ficou a conhecer a tão famosa "mística portista" até se mudar para o Belenenses, em 2012. "Foi uma etapa muito importante para mim! Encontrei um grupo excelente e um treinador que me ajudou imenso, que foi o Mitchel van der Gaag. É sempre difícil aquela transição para o futebol sénior, mas o Belenenses permitiu-me crescer bastante e amenizar essa mudança", afirmou o médio. 

Notícias ao MinutoO médio estreou-se no futebol sénior ao serviço do Belenenses, na temporada 2012/13.© Facebook

De Portimão para um misto de emoções na Roménia

Com dois golos em 18 jogos, Ricardo Alves ajudou os azuis do Restelo na missão de regressar à I Liga na época 2012/13, mas na temporada seguinte manteve-se na II Liga, cedido ao Portimonense. Após 19 encontros e dois golos pelos algarvios, o médio tomou uma decisão sempre difícil e abraçou a primeira aventura no estrangeiro, rumando aos romenos do Rapid Bucareste. "Desportivamente adorei a experiência. O Rapid é um grande clube, os adeptos vivem o futebol de uma forma única e a verdade é que tive momentos que jamais esquecerei. No entanto, em termos pessoais, fiquei um pouco triste porque, por diversos fatores, houve salários em atraso, estive lá seis meses e não recebi uma vez. Isso espero nunca mais repetir", lamentou.

Notícias ao MinutoOs romenos do Rapid Bucareste acolheram a primeira aventura estrangeira do português, em 2014/15.© Facebook

O sonho com Quaresma e... Cristiano Ronaldo

Feliz com o passado e confiante no futuro, Ricardo Alves deixa bem claro que o foco está totalmente no Olimpija Ljubljana, mas... não deixa de sonhar. O português mostra-se ambicioso e promete continuar a trabalhar nos limites para alcançar aquele que considera ser o topo de carreira para qualquer jogador. "Eu sonho sempre alcançar o máximo. Espero um dia poder representar a Seleção A de Portugal, jogar com os melhores, como Cristiano Ronaldo, Quaresma, Pepe, Moutinho, entre outros, e disputar a Liga dos Campeões", finalizou. A continuar assim, esse novo 'salto' está, seguramente... para breve.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório