Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Um passeio de mão cheia no Dragão com destino ao título

O FC Porto venceu esta segunda-feira o Vitória de Setúbal, em jogo da jornada 31 do campeonato, e recuperou a liderança da I Liga. 5-1 foi o resultado final. Marega, Marcano, Brahimi, Corona e Alex Telles marcaram para os dragões. João Amaral apontou o solitário golo dos sadinos.

Um passeio de mão cheia no Dragão com destino ao título
Notícias ao Minuto

21:53 - 23/04/18 por Ruben Valente

Desporto Resumo

Resumo: “Ora dá cá um e a seguir dá outro. Depois dá mais um que só dois é pouco”. Esta música popular portuguesa traduz bem aquilo que se passou nos primeiros 16 minutos no FC Porto-V. Setúbal. Por esta altura, os dragões já venciam por… 3-0.

Marega abriu a contagem logo aos seis minutos. O maliano aproveitou uma defesa incompleta de Cristiano para inaugurar o marcador. Depois, aos 13’, Marcano, em mais uma recarga, fez o segundo. Mas fê-lo de uma maneira acrobática, a fazer lembrar… CR7. Pontapé de bicicleta e estava feito o 2-0 para os comandados por Sérgio Conceição.

O FC Porto não deixou respirar e, três minutos depois, novo golo. Desta vez foi Brahimi a inscrever o nome na lista de marcadores. Por esta altura, o V. Setúbal era uma equipa perdida em campo. No entanto, ainda conseguiu dar o ar de sua graça, para surpresa dos mais de 50 mil adeptos presentes no Dragão. João Amaral aproveitou da melhor forma um cruzamento de Patrick para reduzir a desvantagem.

Porém, esta noite era do FC Porto. No dia em que Pinto da Costa assinala 36 anos à frente do clube, Corona fez o quarto ainda antes do intervalo. O mexicano, que foi lançado no onze titular, rematou de longe e fez o 4-1, com alguma ‘ajuda’ de Semedo. O esférico ainda bateu no jogador sadino antes de balançar as redes de Cristiano.

No segundo tempo, o ritmo foi bem mais calmo no Dragão. O FC Porto continuou a imprimir o seu jogo ofensivo, mas não com tanta verticalidade. A vantagem permitia aos azuis e brancos fazer uma gestão tranquila do jogo.

O Vitória de Setúbal não teve argumentos para contrariar a superioridade do FC Porto e, sem grandes problemas, os dragões ainda chegaram à mão cheia de golos. Alex Telles, aos 73 minutos, fechou a goleada dos azuis e brancos com chave de ouro. Um livre batido de forma exímia fez o quinto para a formação de Sérgio Conceição.

Com esta vitória, o FC Porto passa a somar 79 pontos, mais dois do que o Benfica, e regressa à liderança do campeonato. Já o Vitória de Setúbal tem mais três jornadas para tentar garantir a manutenção. Neste momento, os sadinos encontram-se na 14.ª posição da tabela classificativa com 29 pontos, mais dois que o Feirense e mais três do que o Estoril, penúltimo e último classificados do campeonato, respetivamente 

_______________________________________________________________________________________

90+2'- FINAL DA PARTIDA! O FC Porto vence o V. Setúbal por 5-1 e recupera o 1.º lugar do campeonato.

77'- Substituição no V. Setúbal: Sai Edinho e entra Arnold.

75'- Substituição no FC Porto: Tiquinho Soares cede o seu lugar a Gonçalo Paciência.

73'- Substituição no FC Porto: Sai Ricardo e entra Maxi Pereira.

72'- GOLO DO FC PORTO!!! ALEX TELLES!!! O brasileiro marcou um livre de forma exímia à entrada da área sadina. Está feito o quinto do FC Porto!

64'-  Substituição no V. Setúbal: Yannick Djaló entra para o lugar de João Amaral.

63'- Substituição no FC Porto: Marega é substituído por Óliver.

60'- Jogo bem mais calmo neste segundo tempo. O FC Porto vai controlando o ritmo da partida.

48'- Que perigo!!! Telles cruza sobre a esquerda e Soares aparece na área a cabecear por cima. Ficou perto o quinto golo dos dragões.

46'- Recomeça a partida!

45+1'- INTERVALO! O FC Porto vai vencendo o Vitória de Setúbal por 4-1. Marcaram para os dragões Marega, Marcano, Brahimi e Corona. João Amaral apontou o tento dos sadinos.

44'- Livre perigoso de Alex Telles! Marega fica a centímetros do cabeceamento...

36'- GOLO DO FC PORTO!!! Corona é o marcador! Arrancada de Ricardo na direita, o lateral tenta cruzar e a defesa sadina alivia. Corona fica com o ressalto e, fora da área, faz o quarto dos azuis e brancos. O esférico ainda bate em Semedo e engana Cristiano.

35'- O Vitória de Setúbal vai tentando pegar no jogo. O golo fez bem à equipa de José Couceiro.

28'- Perigoso atraso de Yohan Tavares! Cristiano estava fora da baliza e Soares quase aproveitava.

24'- GOLO DO V. SETÚBAL!!! Patrick ganhou o flanco direito e cruzou rasteiro para a área portista. João Amaral sem marcação bate Casillas e faz o primeiro dos sadinos. 3-1 no marcador!

22'- Início demolidor do FC Porto, que neste momento é dono e senhor do jogo. O Vitória de Setúbal tem uma missão espinhosa pela frente.

20'- Grita-se "eu quero o Porto campeão...", no estádio do Dragão.

16'- GOLO DO FC PORTO!!! Pesadelo para o Vitória de Setúbal! Brahimi faz o terceiro golo dos dragões aos 16 minutos. Grande passe de Felipe e arrancada de Marega. O avançado ganha o duelo com Nuno Reis, cruza rasteiro para Brahimi que, com muita calma, atira para o 3-0.

13'- GOLO DO FC PORTO!!! Canto batido do lado direito do ataque dos dragões e Felipe faz um grande cabeceamento. Cristiano ainda defendeu, mas a bola sobrou para Marcano que, com um pontapé de bicicleta, fez o segundo golo da partida.

6'- GOLO DO FC PORTO!!!! MARCA MAREGA! Que lance de Alex Telles... Muito bem o lateral-esquerdo brasileiro a deixar para trás um defesa adveRsário e a cruzar para a cabeça de Soares. O avançado cabeceia, Cristiano não consegue a defesa e Marega, na recarga, inaugura o marcador. 

3'- Soares cai na área do V. Setúbal. Adeptos ficam a pedir penálti, mas o árbitro manda seguir.

1'- Início da partida!

0'- As três equipas já estão no relvado do Dragão e está tudo a postos para o apito inicial.

0'- Equipas já recolheram aos balneários e estão prestes a regressar ao relvado para o início da partida.

Confira os onzes iniciais

Onze do FC Porto: Casillas, Ricardo, Marcano, Felipe, Alex Telles, Sérgio Oliveira, Corona, Brahimi, Marega e Soares.

Suplentes do FC Porto: Vaná, Maxi, Paulinho, Hernâni, Óliver, Gonçalo Paciência e Reyes.

Onze do Vitória de Setúbal: Cristiano, Patrick, Nuno Reis, Yohan Tavares e Vasco Fernandes; Costinha, Bonilha, Semedo e Wallyson; Edinho e João Amaral.

Suplentes do Vitória de Setúbal: Trigueira, Arnold, Pedro Pinto, Emrah, Pedrosa e Jacob.

O FC Porto recebe esta segunda-feira o Vitória de Setúbal em jogo da jornada 31 da I Liga. Obrigado a vencer para manter a distância para os rivais, Sérgio Conceição lançou Corona e Sérgio Oliveira no onze titular, jogadores que ficaram de fora do Clássico com o Sporting. Soares e Marega são os homens mais avançados esta noite. Nota para a ausência de Aboubakar, que nem no banco se senta.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório