Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"V. Setúbal? Temos de assumir a responsabilidade de ganhar o jogo"

Técnico do FC Porto fez a antevisão à receção ao Vitória de Setúbal.

"V. Setúbal? Temos de assumir a responsabilidade de ganhar o jogo"

Sérgio Conceição, técnico do FC Porto, esteve este domingo em conferência de imprensa para fazer a antevisão à receção ao Vitória de Setúbal, em jogo a contar para a 31.ª jornada da I Liga. 

Análise ao V. Setúbal: "Nós vimos o que tem sido o padrão do V. Setúbal e analisamos isso. Aquilo que me vem à cabeça, e lembro-me da minha antevisão do nosso jogo do Setúbal, é dos jovens que tem à sua disposição e potencia. Mantenho a mesma opinião. É sempre um adversário difícil, que sabe o que quer quando está em campo. Coletivamente é uma equipa com uma dinâmica interessante. Estão na luta pela permanência, mas isso faz parte da competição. Esperamos um jogo difícil e temos de assumir a responsabilidade de ganhar o jogo."

Afastamento da Taça: "Teoricamente o FC Porto é favorito em todos os jogos que entra nas competições internas. Isso é um dado adquirido. Em relação à Taça, é um jogo que faz parte no nosso passado recente. Obviamente tivemos que analisar aquilo que correu bem e que correu mal. Muitas coisas bem. Os 180 minutos foram de qualidade, talvez no último terço devíamos ter sido um bocadinho mais agressivos no momento de finalizar. Fomos melhores que o Sporting, eu disse-o no final do jogo. Nos 180 minutos fomos melhores, o Sporting foi superior no prolongamento e nos penáltis, mais uma vez, conseguiu ganhar. Não foi uma exibição má, antes pelo contrário. Foi uma exibição na sequência daquilo que fizemos na Luz. Estou extremamente satisfeito pelos jogadores. Individualmente e colectivamente fizemos coisas interessantes." 

Questão física: "Os jogadores que tiveram mais tempo de jogo em Lisboa fizeram trabalho de recuperação. Hoje estávamos a testar daquilo que era a capacidade do Tiquinho em ir a jogo e há mais um ou algum jogador com essa fadiga. Vamos ver até amanhã à hora do jogo." 

Marega: "O Marega é o melhor marcador da equipa do campeonato. Criou mais surpresa porque as pessoas não contavam e não estavam habituadas, num clube grande, a ver o Marega ter sucesso. A mim não me surpreendeu. Quando estava no Nantes, um dos jogadores que que eu queria era o Marega. Adaptou-se bem, sentiu-se bem na equipa e estava a fazer um bom campeonato, tal como toda a equipa. É bem visível que a qualidade individual subiu um patamar em praticamente todos os jogadores. Digo isto com alguma vaidade. Obviamente ainda não acabou, falta o sprint final. Mas até agora, os jogadores, cada um à sua maneira e no seu lugar, têm feito um campeonato acima da média, o que faz com a equipa tenha esta qualidade e que esteja, na minha modesta opinião, num patamar superior em relação a outros tempos." 

Fase final da época: "Vai ser difícil. Cada equipa luta por objetivos diferentes. Vamos apanhar um Vitória de Setúbal que está a lutar pela permanência. Depois apanhamos o Marítimo, que está a lutar pela Europa, depois apanhamos o Feirense que está a lutar pela permanência. Eu não mudo o meu discurso, é um campeonato onde se vai lutar até ao fim. Importante é estar, no final, pelo menos com um ponto à frente do segundo classificado." 

Reforços de inverno: "Quem veio em janeiro, quem veio em junho. Não devemos entrar por aí. Se não começo a lembrar daquilo que vem nos jornais. Já disse que essas situações ficam ali à porta do Olival. E nós estamos concentrados naquilo que é importante. Na globalidade era exatamente isso. Em termos gerais a equipa toda tem feito um trabalho excelente. Individualizar... Não é por aí. Acho que não é importante para mim." 

Críticas à postura da equipa em Alvalade. Comparação com aquilo que Rui Vitória fez na Luz: "Estão atentos. Não sei quem são mas estão de parabéns. Nós estávamos a sete minutos do fim e o resultado estava 1-0 para nós. Nem há questão. A sete minutos do fim e a ganhar 1-0, sai um médio e meto um jogador, que é central mas que entrou para médio, o que é que isso tem a ver com o nosso jogo com o Benfica? Sabendo que o Sporting estava a jogar com dois avançados, apostando no jogo direto e numa situação de bola parada. Eu vi uma coisa excecional que no meio de tanta desgraça escrita que me fez rir: que o Reyes estava lá e que talvez tínhamos jogadores a mais. E que por isso é que sofremos o golo. Dito por alguém que é comentador na televisão e que escreve algo no jornal. Não sei se são crónicas ou não. Não sei se é falar de futebol ou de agricultura." 

Pressão: "Tivemos um exame que foi importante, mas que não foi o final. Se havia algum jogo de ansiedade ou pressão, que era explicada pela importância e envolvência do jogo, seria o jogo da Luz. Foi unânime dizerem que nós tivemos esse controlo e assumimos o jogo, que eu tive um discernimento incrível naquilo que foram as substituições, fizeram de mim um treinador espetacular. Fiquei todo contente (risos)."

Campanha dos miúdos na Youth League: "Foi um jogo que tive a oportunidade de ver. Era digno de uma verdadeira final. Foi um jogo fantástico. Não gosto de falar em sorte. Já disse que a sorte dá trabalho e que é o encontro entre a procura e a oportunidade. Mas parabéns ao João e aos jovens jogadores, que nós acompanhamos. Tenho conversas constantes com o Folha, não tanto com o João. Tenho de dar os parabéns aos dois." 

Wenger: "Cresci, ainda como jogador, habituado a ver o Arsenal do senhor Wenger. É um senhor no futebol. Modificou aquilo que foi o futebol em Inglaterra. Espero bem que não deixe o futebol. É alguém com muita qualidade. Olhando para ele ligo Inglaterra ao Arsenal. Teve momentos menos bons, mas toda isso faz parte. O que lhe desejo as maiores felicidades. Para mim foi uma honra e um prazer estar no futebol ao mesmo tempo que esse senhor. Porque é mesmo um senhor." 

[Notícia atualizada às 13h12]

 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório