Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

O Penta ia escorregando... mas o Benfica mantém-se firme na luta

Golo de Salvio, aos 90+2 minutos, salvou as águias de um empate na Amoreira que complicava (e muito) as contas do título, numa altura em que faltam apenas três jornadas para o final do campeonato.

Notícias ao Minuto

08:43 - 22/04/18 por Ruben Valente

Desporto Análise

Na Amoreira, o Benfica ia escorregando frente ao Estoril e foi lá que esteve perto de deixar dois importantes pontos na luta pelo penta. Porém, este sábado, um golo ao cair do pano salvou uma equipa que foi (muito) perdulária no ataque.

Uma "goleada por 2-1", como disse Vitória

O Benfica acabou  por vencer o Estoril por 2-1, num jogo muito disputado no qual as águias em frente à baliza de Renan desperdiçaram várias oportunidades. Umas por culpa própria, outras por mérito do guarda-redes canarinho.

Renan aparecia sempre no caminho da bola e, quando não aparecia, os avançados do Benfica tratavam de lhe facilitar a vida. Apesar do golo logo aos 10 minutos, marcado por Rafa, o Benfica falhou várias oportunidades, deixou o Estoril empatar e voltou a desperdiçar mais oportunidades quando foi em busca do golo da vitória. Rafa, que até marcou o primeiro, foi o espelho da desafinação na hora de rematar à baliza, tendo perdido várias vezes o duelo com Renan.

Salvio acabou por marcar aos 90+3 e salvar uma águia que esteve perto de escorregar a três jornadas do fim. No final do encontro, Rui Vitória referiu isso mesmo: que o Benfica tinha falhado inúmeras ocasiões e que, por isso, sentia que a sua equipa tinha conseguido uma "goleada por 2-1".

Um meio-campo cheio com Zivkovic

Pura classe. Quem esteve atento ao jogo de Andrija Zivkovic na Amoreira viu um jogador daqueles que dá vontade de comprar bilhetes para ver futebol. O sérvio encheu o meio-campo encarnado e foi um total desestabilizador para a defensiva estorilista. 

Com apenas um passe, Zivkovic demonstrava parecer fácil desmontar toda uma defesa. Exemplo disso é o primeiro golo do Benfica que nasce do seu pé esquerdo. Um enorme 'rasgo' que desmarcou Rafa Silva logo aos 10 minutos.

Depois um lance de génio, aos 58 minutos. Uma verdadeira jogada magistral de Zivkovic. O sérvio pegou na bola ainda na zona defensiva encarnada e começou a 'partir' tudo até fazer uma enorme desmarcação para Rafa. O extremo encarnado rematou e permitiu a defesa de Renan. Mas ficou uma jogada brilhante de Marado... perdão. Zivkovic.

Sem Jonas, Jiménez foi 'pau para toda a obra'

Jonas não recuperou a tempo da partida e Rui Vitória lançou novamente Jiménez, tal como tinha feito no Clássico com o FC Porto. E o avançado mexicano não marcou, mas foi incansável na frente de ataque encarnada.

O camisola nove das águias deu muito que fazer à dupla de centrais do Estoril e foi sempre um elemento essencial no processo ofensivo da formação de Rui Vitória. Sempre muito móvel, o mexicano deambulava pelas alas, sempre que um dos extremos - Cervi e Rafa fletia para o meio. 

Jonas é sempre um elemento que faz a diferença, mas este sábado no Estádio António Coimbra da Mota pode dizer-se que Jiménez, mesmo sem marcar, deu muito de si à equipa.

Estoril vs. Benfica
42% Posse de bola 58%
8 Remates 14
15 Faltas 13
3 Cantos 3
4/0 Cartões amarelos/vermelhos 3/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório