Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Coates, o braço direito de Jesus nos bons e nos maus momentos

Apesar dos fatídicos erros de Coates diante do Atlético de Madrid, Jesus nunca deixou de apostar no central urugaio. 'Seba' é o segundo jogador com mais minutos no Sporting esta época... e o sexto melhor marcador.

Coates, o braço direito de Jesus nos bons e nos maus momentos
Notícias ao Minuto

08:59 - 20/04/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

Sebástian Coates chegou a Alvalade em janeiro de 2016 por empréstimo do Sunderland. Atualmente, com 27 anos, ‘Seba’, como é carinhosamente tratado por Jorge Jesus, contabiliza 106 jogos de leão ao peito, oito golos e seis assistências.

Não foi preciso chegar a estes números para rapidamente o defesa central uruguaio ‘apaixonar’ treinador e restante estrutura técnica. Após um ano da sua chegada a Alvalade, a direção verde e branca exerceu o direito de compra sobre o jogador, constituindo o sul-americano num dos seus ativos mais valiosos.

Coates fez jus à sua alcunha e rapidamente converteu-se no ‘patrón’ da armada de Jorge Jesus. Esta temporada, o jogador natural de Montevideu já é o segundo jogador mais utilizado do plantel (4,440 minutos), apenas superado por Rui Patrício.

Numa época ‘frenética’ em que o Sporting já contabiliza 55 jogos, Coates subiu ao ‘tapete verde’ por 49 ocasiões. O ‘gigantão’ de 1,96m não é apenas mais um jogador, é uma alavanca defensiva que ‘amedronta’ avançados, assim como guarda-redes.

O uruguaio já marcou cinco golos esta temporada, no seu melhor ano como profissional de futebol, sendo que três desses remates certeiros ajudaram o Sporting a garantir dois triunfos pela margem mínima no campeonato (Feirense e Tondela), sendo que o último permitiu aos leões igualarem a eliminatória diante do FC Porto, no duelo da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal.

O sexto melhor marcador do Sporting, que conta ainda com quatro assistências, foi severamente ‘castigado’ pelos adeptos e até pelo presidente, na sequência da exibição que protagonizou em Madrid diante do Atlético, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. Uma noite de má memória para o emblema lisboeta que saiu derrotado da capital espanhola por 0-2, com o golo de Koke aos 23 segundos a nascer de um erro de Coates.

Uma página ‘sombria’ que foi rapidamente virada após a exibição assinada diante do FC Porto. Porque os números falam por si e a atitude de um jogador também, e os adeptos certamente não se esquecem da maneira efusiva como o central celebra os seus golos: correndo em direção às bancadas, puxando a camisola para fora e com a mão direita a agarrar o leão bordado na listada verde e branca.

Notícias ao Minuto[Festejos de Coates após o golo marcado diante do FC Porto para a Taça de Portugal]© Global Imagens

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório