Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Sporting bate FC Porto nos penáltis e está na final da Taça

Depois de ter terminado o tempo regulamentar com uma vitória por 1-0, resultado que atirou a equipa para o prolongamento, o Sporting carimbou o passaporte para o Jamor, já nas grandes penalidades.

Sporting bate FC Porto nos penáltis e está na final da Taça
Notícias ao Minuto

23:17 - 18/04/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Taça de Portugal

Com a vantagem no 'bolso', pela margem mínima (1-0), os dragões chegaram a Alvalade concentrados em tentar 'domar' o leão. E quase conseguiram. No entanto, aos 84 minutos, Coates fez o golo que adiou as decisões para o prolongamento que terminou… nas grandes penalidades. O Sporting levou a melhor e ficou com o bilhete para o Jamor, onde vai defrontar o Desp. Aves

Entrada à leão... e à dragão

A entrada das duas equipas foi muito forte: ambas se apresentaram bem organizadas e com a estratégia bem estudada. No entanto, gradualmente, os azuis e brancos começavam a crescer no jogo, pressionando bastante no meio-campo. A formação leonina não se conseguia soltar da 'teia' montada pelo adversário, e sentia cada vez mais dificuldades em sair a jogar.

Aos 18 minutos, Otávio estremeceu as redes de Rui Patrício, com um remate que, apesar de ter saído ao lado da baliza do campeão europeu, foi fruto da 'distração' da defesa da casa.

O duelo disputava-se, sobretudo, na zona de meio-campo, sem grande espetáculo e sem grandes oportunidades. Nas bancadas, o ambiente 'fervia' entre os adeptos dos dois emblemas, até que Bas Dost 'congelou' Alvalade.

Aos 39 minutos, o holandês desperdiçou uma grande oportunidade para marcar. Depois de Gelson Martins, qual 'espalha brasas', ter fugido pelo corredor direito e 'traído' Alex Telles, o cruzamento sobrou para o sítio certo, mas Bas Dos, sozinho diante de Casillas, não chegou a tempo e o esférico acabou por sair pela linha de fundo.

Se o FC Porto começou a dificultar a 'vida' ao Sporting a meio da primeira parte, depois do intervalo, o cenário não foi muito diferente. Aliás, aos 53 minutos, Soares perdeu a melhor oportunidade do jogo para a sua equipa: isolado, o brasileiro deixou-se antecipar por Mathieu, que conseguiu intercetar o esfério e evitar o pior.

Insistência e... Coates

Mas os leões não desistiam, e Bruno Fernandes continuava a tentar chegar perigo junto da baliza de Casillas. Não foi Bruno Fernandes mas foi Battaglia, aos 59 minutos, a perder o duelo com o guarda-redes espanhol, depois de uma boa jogada de Gelson Martins.

A partida estava morna, partida e sem grande interesse para as bancadas, que iam perdendo o 'gás', tal como os jogadores. Menos pressão, menos dinâmica, um Sporting sem ideias e um FC Porto a gerir a vantagem que trazia da primeira mão da eliminatória, menos que mínima (1-0).

Muito perto do apito final, Coates devolveu a alegria aos adeptos leoninos com um golo que relançou a eliminatória (84’). Na resposta, Felipe ainda cabeceou para o fundo das redes de Rui Patrício, mas o tento acabou anulado por posição irregular. Estava dado o 'mote' para o prolongamento em Alvalade.

Eficácia vs Marcano

Os leões ganharam 'embalagem' com o golo de Coates e levaram a inspiração para o prolongamento. Porém, esqueceram-se da eficácia. Aos 95 minutos, Gelson Martins teve nos pés a derradeira oportunidade para 'agarrar' o bilhete para o Jamor, mas o jovem falou na cara de Casillas. Cinco minutos depois, foi a vez de Bruno Fernandes, falhar o duelo com o guardião espanhol.

A decisão, essa, foi adiada para as grandes penalidades que começaram logo mal para o FC Porto. Marcano, que foi o primeiro a ser chamado a marcar, atirou ao poste e, perante a eficácia leonina, acabou por ditar a eliminação dos azuis e brancos da competição. 

Momento jogo: Aos 84 minutos, Coates marcou o golo que relançou a eliminatória. 

5-4: Montero concretiza a última grande penalidade e coloca o Sporting na final da Taça de Portugal!

4-4: Sérgio Oliveira empata a corrida.

4-3: Coates marca e coloca a pressão no próximo marcador.

3-3: Diego Reyes responde e recoloca o FC Porto na corrida.

3-2: É a vez de Mathieu bater Iker Casillas.

2-2: Felipe equilibra o desempate.

2-1: Bryan Ruiz volta a colocar o Sporting na frente.

1-1: Alex Telles concretiza dos 11 metros.

1-0: Bruno Fernandes adianta o Sporting.

0-0: Marcano atira o primeiro penálti ao poste!

120' - Termina o prolongamento. O Clássico vai decidir-se nas grandes penalidades!

116' - Bela jogada individual de Fredy Montero, que cruza para a grande área. Maxi Pereira desvia e Seydou Doumbia choca de cabeça contra Maxi Pereira. O uruguaio ficou muito queixoso e a equipa médica teve de entrar em campo para lhe ligar a cabeça.

106' - Começa a segunda parte. Jorge Jesus aproveita para lançar Seydou Doumbia para o lugar de Bas Dost.

105' - Apito final na primeira parte do prolongamento. Leões e dragões continuam sem desatar o nó.

103' - Mais uma oportunidade para o Sporting! Após cruzamento de Gelson, Bruno Fernandes atirou à figura de Iker Casillas.

95' - Esteve muito perto o golo do Sporting! Gelson Martins, com todo o tempo do mundo na área do FC Porto, atirou ao lado da baliza.

91' - Já se joga o prolongamento em Alvalade.

90' - Jorge Sousa apita para o final do tempo regulamentar. Um 'final de loucos' atira este Clássico para o prolongamento.

89' - Golo anulado ao FC Porto! Felipe cabeceou para o golo, mas estava em posição irregular.

84' - GOOOOOOOOOOOLO do Sporting! Coates, numa jogada de insistência, atira forte para o fundo das redes à guarda de Iker Casillas. A bola ainda bate no poste antes de cruzar a linha.

76' - Agora ambos os treinadores promovem alterações. No FC Porto, sai Otávio para dar lugar a Sérgio Oliveira. No Sporting, é Fredy Montero que rende Fábio Coentrão.

71' - Jorge Jesus mexe na equipa. Sai Piccini, entra Ristovski.

63' - Cristiano Piccini cai na grande área e pede penálti. Otávio derruba o lateral, mas, na repetição, é possível ver que toca primeiro na bola.

59' - Agora é o Sporting a aproximar-se do golo! Gelson insistiu e passou para Rodrigo Battaglia, que, no entanto, perdeu no duelo individual para Iker Casillas. O choque entre ambos deixou o guarda-redes do FC Porto muito queixoso.

55' - Momento insólito no Clássico. Felipe recebeu o cartão amarelo por entrar na segunda parte com a camisola de... Soares.

53' - O que acabou de desperdiçar Tiquinho Soares! O avançado do FC Porto , isolado por x, deixou-se antecipar por Jérémy Mathieu. Já no chão, o brasileiro reclamou mão na bola do internacional brasileiro.

45' - Arranca a segunda parte. 

45+2' - Intervalo. 

45' - 2 minutos de compensação. 

39' - QUE DESPERDÍCIO! Gelson Martins 'rasgou' na direita, cruzou para a grande área mas Bas Dost não chegou a tempo e o esférico acabou por sair pela linha de fundo. 

33' - Depois do livre, Marcano ficou no chão. Monumental assobiadela por parte dos adeptos do Sporting, enquanto a equipa médica assistia o atleta. 

32' - Livre para o Sporting cobrado por Bruno Fernandes, mas o esférico acabou cortado pela defesa azul e branca. 

26' - Jogo muito disputado na zona de meio-campo. 

18' - Otávio! Remate de Otávio ao lado da baliza de Patrício. 

16' - Canto para o FC Porto, do lado direito. Alex Telles cobra mas termina com um corte de Mathieu. 

15' - O FC Porto começa a crescer no jogo, a pressionar muito alto na zona de meio-campo. O Sporting começa a sentir dificuldades em chegar ao último terço do terreno. 

10' - Ambiente fantástico em Alvalade, com os adeptos muito envolvidos no jogo. Um duelo muito bem disputado de parte a parte, com as duas equipas a pressionar bastante. 

5' - Entrada forte das duas equipas. 

1'- Começa o jogo.

Onze do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão; Battaglia, Bryan Ruiz, Acuña, Gelson; Bruno Fernandes e Bas Dost.

Suplentes do Sporting: Salin, Ristovski, Petrovic, Misic, Montero, Palhinha e Doumbia.

Onze do FC Porto: Casillas; Maxi, Felipe, Marcano, Telles; Herrera, Otávio, Óliver; Ricardo, Brahimi e Soares.

Suplentes do FC Porto: Vaná, Aboubakar, Marega, Corona, Reyes, Sérgio Oliveira e Diogo Dalot.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório