Meteorologia

  • 21 ABRIL 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Sporting - Não perca os últimos golos e lances polémicos

Mais vídeos

"O Sporting tem estado nas decisões todas"

Técnico do Sporting fez a antevisão do confronto com o FC Porto para a Taça de Portugal.

"O Sporting tem estado nas decisões todas"
Notícias ao Minuto

15:40 - 17/04/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Jorge Jesus

Jorge Jesus, técnico do Sporting, fez, esta terça-feira, a antevisão do confronto com o FC Porto, a contar para a 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. 

Confira o essencial das palavras do técnico do Sporting. 

Baixas: "Baixas já haviam antes do jogo no Restelo. Acrescentou uma ou outra possibilidade, mas ainda não temos a certeza. Hoje é o primeiro treino com os jogadores a jogarem no Restelo. O Sporting está nesta sequência, em quase todos os jogos perdemos um jogador. Mas o Sporting tem dado resposta a isto e está confiante. É uma equipa que está junta e que tem vontade de fazer as coisas bem. Amanhã, com os jogadores que têm jogado mais ou menos, vamos dar uma boa resposta."

Baixas: "Esses jogadores podem estar fora do jogo, mas como já disse nestas últimas horas resta alguma esperança. Nem que seja um jogador que possa pelo menos estar no banco. Esta eliminatória da Taça é um dos grandes objetivos, não só do Sporting mas também do FC Porto, mas sei que no caso do William Carvalho está fora."

Caldas: "Com todo o respeito que o Sporting tem de ter pelos outros dois semi finalistas da Taça de Portugal, do Aves e do Caldas. E já que falo do Caldas, penso que são o grande vencedor desta Taça. Parabéns aos jogadores do Caldas pelo brilhante trabalho que têm feito na Taça. Podem não chegar à final, mas já são os grandes vencedores desta Taça de Portugal."

FC Porto mais motivado ou cansado?: "Quanto ao jogo de amanhã, ambas as equipas vêm de vitórias. Motivados estão os dois. Mais fatigados... o Sporting já está no limite. O FC Porto fez um joguinho no domingo e vai fazer outro agora. Nós já andamos há meses assim. A jogar à quinta e ao domingo, portanto estamos muito mais carregados. Já estamos no limite, não há mais nada acima disto. Tentamos que os jogadores não saiam lesionados destes jogos e tentamos recuperá-los. Não há comparação entre o FC Porto ter jogado na Luz no domingo e amanhã jogar em Alvalade com aquilo que temos vindo a fazer. Jogámos no Restelo, recebemos o Atlético Madrid e no outro domingo jogámos com o Paços. Não há comparação possível. Mas nós queremos estar aqui. Esta situação demonstra as decisões. Falta um mês para terminar e o Sporting tem estado nas decisões todas. Nas quatro que teve incluído, contando com a Liga Europa. Já ganhou uma, saiu dos quartos de final da Liga Europa, está nas meias finais da Taça de Portugal e ainda têm quatro jornadas do campeonato para disputar muita coisa."

Bruno de Carvalho e o plantel: "Como treinador tenho vários objetivos. O meu principal objetivo é proteger os meus jogadores. Meus e do presidente. Motivá-los e prepará-los para os jogos. A partir de tudo isto, já não tenho nada a ver com isso." 

Estratégia: "Os treinadores têm todos estratégias para os jogos. As estratégias passam pelo esquema táctico. E depois essas são resolvidas com os jogadores que são os protagonistas das nossas decisões. Agora, podemos ter ideias e tudo o que seja estratégia nenhum treinador vai falar dela antes do jogo. Pode falar dela depois do jogo." 

Sporting mais frágil em termos físicos: "Isto é uma meia final e é um jogo que todos os jogadores querem jogar e participar. Aqui já há um suplemento. Os jogadores já estão mais que motivados. Mas já disse, nós estamos no limite de tudo mas acreditamos que podemos passar esta eliminatória e o crer é importante. Se acreditares consegues ultrapassar as questões físicas e certamente com o Estádio de Alvalade com perto de 40 mil pessoas. Nós precisamos dos adeptos e a nossa mentalidade é muito forte. Com cansaço ou sem cansaço, a gente tem de correr. É para isso que a equipa está preparada."

Bryan Ruiz: "O Bryan tem sido um jogador determinante pelo percurso que fez ao longo desta temporada. Tem estado a jogar numa posição que nas últimas duas épocas não jogava e penso que tem estado a desempenhá-la muito bem e tem momentos de jogos, por dentro ou por fora, que são muito importantes. Amanhã vai jogar. Quando o tirei no Restelo foi a pensar neste jogo, como também tirei o Bruno [Fernandes]. O Bryan é um dos jogadores que está a chegar ao final da época em melhor forma, mas também tem a vantagem de estado a descansar no início da época. Eu mandei-o descansar, mas agora está muito bem."

Renúncia de Bas Dost à seleção: "A decisão dele é pessoal. Ele é que decidiu e ele é que sabe o porquê. Nunca lhe fiz essa pergunta. Nós também achamos que ele não tem o mesmo rendimento do que tem no Sporting. Mas isso não é Bas Dost, é o Messi, é o Ronaldo. Não tanto o Ronaldo, mas teve alguns períodos assim. Isto tem uma razão de ser. Essa sua pergunta é um tema que eu já expliquei aos jogadores. Eu sei porquê e fica para mim." 

Única derrota caseira com o Barcelona esta época: "Se a equipa do Sporting é uma equipa forte. Todas são... o FC Porto, o Real Madrid. O Sporting também é. O factor casa amanhã vai dar-nos uma vantagem de estarmos mais fortes. Agora se vamos conseguir tirar partido disso? Acreditamos que sim e acreditamos que isso também passa pelos adeptos. Os teus adeptos estão sempre na tentativa de te ajudarem a crescer durante o jogo."

Principal figura do FC Porto: "O FC Porto também teve um período como nós temos. Teve vários jogadores importantes fora da equipa o que resultou na perda de alguns pontos. Como nós temos e continuamos a ter. O Rui Patrício esteve dois dias de cama, saiu de lá para ir para o jogo com o Belenenses com um sentido de responsabilidade muito grande. Isto tem muito a ver com o caráter dos jogadores. O Marega teve mais tempo sem jogar mas é um jogador que tem caraterísticas individuas que poucos jogadores têm. Dá mais profundidade. Mas o FC Porto tem jogadores tão determinantes como o Marega." 

[Notícia atualizada às 15h37]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.