Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Raúl Jiménez: a 'sombra' de Jonas com papel ingrato

Mexicano tem funcionado como substituto do camisola 10 e as comparações tendem a surgir. No entanto, os números comprovam que, na maioria das vezes, o 'La Mascarilla' responde da melhor forma vindo do banco.

Raúl Jiménez: a 'sombra' de Jonas com papel ingrato
Notícias ao Minuto

08:00 - 17/04/18 por Fábio Aguiar

Desporto Análise

Desde que chegou à Luz, na época 2014/15, proveniente do Valência, Jonas tem sido a personagem principal de um elenco benfiquista com vários papéis. O de Raúl Jiménez, por exemplo, tem sido secundário, embora com frequentes chamadas 'à ribalta'. Foi o que aconteceu precisamente este domingo, no clássico com o FC Porto.

Dada a indisponibilidade do avançado brasileiro, o 'La Mascarilla' manteve a presença no onze, depois de ter sido herói no Bonfim, onde apontou os dois golos com que as águias bateram o V. Setúbal (1-2), mas desta vez não foi tão feliz. O Benfica saiu derrotado, perdeu a liderança do campeonato para os dragões e as comparações entre o mexicano e o camisola 10... renasceram.

Este tem sido, de resto, o elevado 'preço' do bom desempenho de Jiménez nos encarnados. Um papel ingrato, mas que apenas se deve pela tendência do avançado em decidir sempre que merece a confiança de Rui Vitória. Foi assim nas primeiras duas épocas de águia ao peito, onde, no total, apontou golos que valeram seis e cinco pontos, na caminhada para o 'tri' e para o 'tetra', respetivamente, e na presente temporada, em que leva já oito remates certeiros, cinco deles depois de 'saltar' do banco, e que já permitiram um empate - frente ao Sp. Braga para a Taça da Liga (1-1) - e uma vitória - diante do V. Setúbal, nesse embate de há duas jornadas (1-2).

Notícias ao MinutoRaúl Jiménez tem sido o substituto de Jonas sempre que o brasileiro está indisponível.© Global Imagens

Olhando para os números de um e de outro, as diferenças são claras e espelham com exatidão a diferença de estatutos. Se Jonas é visto por todos como um titular indiscutível e, talvez, a figura maior deste Benfica, Raúl Jiménez veste um pouco a pele de arma secreta, sempre disponível para ser usada quando as dificuldades tendem a surgir.

Para já, o brasileiro apresenta um registo impressionante: 36 golos em 39 jogos, que lhe conferem uma média de um golo a cada... 85 minutos. Curiosamente, o mexicano soma exatamente os mesmos encontros, mas com um tempo de utilização francamente menor: 1172 minutos contra 3057 de Jonas. No entanto, o camisola 9 tem aproveitado bem as oportunidades, registando oito golos em todas as provas, numa média de um tento a cada 147 minutos. E até já assistiu, de letra, o companheiro de ataque para o bis diante do V. Guimarães, na Luz.

A receção ao FC Porto confirmou a segunda ausência seguida de Jonas, algo que ainda não tinha sucedido esta época. Se no Bonfim, o melhor marcador do campeonato (33 golos) festejou de forma exuberante os dois golos da sua 'sombra', Raúl Jiménez, este sábado, deixou as bancadas da Luz cabisbaixo. Segue-se agora a visita à Amoreira, para defrontar o Estoril, com a expetativa de saber qual será o 'ator' da frente de ataque encarnada.

Esperança na recuperação

Já com esse jogo no António Coimbra da Mota no horizonte, o objetivo do departamento clínico das águias é recuperar Jonas a tempo de entrar nas opções de Rui Vitória para a primeira de quatro finais até ao encerramento do campeonato. Nesta altura, o brasileiro, de 34 anos, está a contas com um problema na zona lombar que o impede de estar a 100% para dar o seu contributo à equipa.

O avançado trabalhou de forma condicionada na passada semana e acabou por falhar o teste decisivo antes do clássico, motivo pelo qual não integrou sequer a ficha de jogo. Agora, a quatro dias da visita ao Estoril, os responsáveis benfiquistas acreditam que Jonas vai recuperar a tempo de ir a jogo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório