Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

As quatro 'batalhas' que os três grandes terão ainda de disputar este ano

Com quatro jornadas ainda por disputar, tanto o FC Porto, como Benfica ou Sporting ainda poderão chegar ao final da temporada e festejar o título de campeão.

As quatro 'batalhas' que os três grandes terão ainda de disputar este ano
Notícias ao Minuto

09:05 - 17/04/18 por Luís Alexandre

Desporto Análise

O passado domingo foi dia de decisões para os três grandes, com um Clássico um dérbi lisboeta em disputa. Porém, no final dos respetivos jogos, os destinos de Benfica, FC Porto e Sporting na I Liga começaram a ganhar contornos mais carregados.

Os dragões venceram as águias no último suspiro e ‘congelaram’ o Inferno da Luz - ficando o clube portista isolado na liderança e dependendo apenas de si para ser campeão nacional - e os leões cumpriram a sua parte e rugiram no Restelo – estando neste momento no terceiro lugar, a três pontos do Benfica e a cinco do FC Porto.

Porém, o campeonato ainda não está decidido… faltam disputar-se 12 pontos e tudo pode acontecer nesta frenética reta final.

Veja o que resta no calendário dos três grandes nesta edição da I Liga. 

FC Porto

Restantes jornadas da I Liga Resultados da 1.ª volta
13.º Lugar - Vitória Setúbal (C) 0-5 
5.º Lugar - Marítimo (F) 3-1 
18.º Lugar - Feirense (C) 1-2
9.º Lugar - Vitória SC (F) 4-2

Apesar de os pupilos de Sérgio Conceição já não encontrarem nenhum grande pela frente, isto não significa que terão facilidades no seu caminho. Os dragões vão defrontar dois clubes que lutam atualmente pela manutenção (Vitória Setúbal - três pontos acima da linha de água - Feirense - a cinco pontos dos lugares de manutenção) e  dois emblemas que são por tradição perigosos adversários (Marítimo a jogar em casa tem por hábito roubar pontos aos azuis e brancos e o Vitória SC, com o orgulho ferido, quererá travar um grande a qualquer custo). 

Os clubes que estão em 'modo sobrevivência' tentarão de tudo para se conseguirem manter na I Liga, significando que um triunfo frente aos grandes é fundamental para as suas ambições. 

Benfica

Restantes jornadas da I Liga Resultados da 1.ª volta
17.º Lugar - Estoril (F) 3-1
12.º Lugar - Tondela (C) 1-5
3.º Lugar - Sporting (F) 1-1
14.º Lugar - Moreirense (C) 0-2

Ao contrário do rival FC Porto, nas quatro restantes jornadas que faltam, as águias terão de jogar frente ao Sporting - que procura garantir um lugar de acesso à Liga dos Campeões e, se possível, ainda sonhar com a liderança do campeonato - e ainda irão medir forças com dois clubes (Estoril e Moreirense) que lutam pela continuidade na I Liga.

Não são esperadas facilidades para os homens de Rui Vitória, a luta pelo título será sem dúvida animada até ao último suspiro. 

Sporting 

Restantes jornadas da I Liga Resultados da 1.ª volta
8.º Lugar - Boavista (C) 1-3
10.º Lugar - Portimonense (F) 2-0
2.º Lugar - Benfica (C) 1-1
5.º Lugar - Marítimo (F) 5-0

Por fim, mas não menos importante, o Sporting. Está, neste momento, no terceiro lugar da tabela classificativa e continua a lutar pela Champions League e pelo campeonato, todavia, os quatro duelos que tem pela frente não serão 'perâ doce' para o leão, até porque têm acusado alguma fadiga e têm a pressão de Sp. Braga. 

A equipa comandada por Jorge Jesus terá de enfrentar o Benfica em Alvalade daqui a duas jornadas - que fará tudo o que estiver ao seu alcance para não voltar a 'escorregar' diante de um rival direto - e terminará a caminhada num difícil reduto do Marítimo - onde raramente perde (apenas duas derrotas em casa esta época). 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório