Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Revelados os segredos de Guardiola que garantiram o título ao City

Da música ao balneário que foi alvo de profundas alterações. Guardiola conquistou os jogadores e estes responderam com alto rendimento e com a conquista do título mais desejado: a Premier League.

Revelados os segredos de Guardiola que garantiram o título ao City

O Manchester City sagrou-se no domingo campeão inglês, depois do rival Manchester United ter perdido com o WBA (0-1). Os citizens já eram apontados como naturais vencedores da Premier League há várias jornadas, tal como o próprio Mourinho havia dito há dias, e o mérito tem de ser dado, na sua maioria, a Pep Guardiola. 

Pelo menos, em Inglaterra é isso que se escreve. O trabalho do técnico catalão é admirado em terras de Sua Majestade pelo facto de aliar boas contratações com o bom futebol apresentado ao longo da temporada. 

O Daily Mail vai mais longe e aponta mesmo aqueles que diz ser os segredos deste City... com a responsabilidade direta de Guardiola.

Uma das primeiras mudanças de Guardiola foi 'mandar' remodelar o balneário do City para que este tivesse uma forma circular. Assim, todos os jogadores estão ao esmo nível e podem interagir de forma mais direta. Nesse mesmo balneário, está um poema de Tony Walsh que diz: "Alguns nascem aqui e outros chegaram até cá, mas todos nós estamos em casa". O poema, segundo o diário inglês, é uma homenagem às vítimas do ataque à Manchester Arena durante um concerto da estrela pop Ariana Grande. 

Além do balneário, também o túnel que dá acesso ao mesmo foi alvo de modificações. Neste momento, as paredes são transparentes o que dá uma maior sensação de proximidade entre adeptos e jogadores. A internet por wifi está desligada em algumas partes do recinto de forma a que os jogadores se relacionem mais. 

Quanto ao relvado, Guardiola também introduziu alterações. O técnico catalão exige um corte com uma longitude de 19 milímetros e não quer que este cresça acima dos 23 milímetros. O campo de treino também foi modificado. No relvado estão marcadores nas laterais e no centro do terreno com o intuito de melhorar o treino em situações ofensivas. 

A dieta também tem um peso importante nestas contas. Guardiola fez chegar Silvia Tremoleda ao Manchester City, para que esta cuide de alimentações de todos os jogadores. Por falar em alimentação, Guardiola 'obriga' ainda os jogadores a jantarem juntos depois dos jogos e, em alguns momentos, antes do treino. 

No que diz respeito à comunicação, Guardiola também alterou rotinas. Toda a equipa tem de falar inglês. Assim as coisas ficam mais fáceis para todos e apenas se tem de explicar uma única vez. Além disso, evita também que se formem grupos no balneário divididos por idiomas. 

Apesar de tanta exigência, Guardiola também dá algumas regalias aos jogadores. Estes podem passar a noite antes dos jogos com as respetivas famílias ao invés do habitual estágio num hotel e já se mostrou sensível em determinados casos, como foi o momento complicado vivido por David Silva. O técnico do City deu autorização ao internacional espanhol para que este viajasse para Valência e visitar o filho que nasceu prematuramente. 

Música e convívio 

Para além de todas as medidas de Guardiola já referenciadas, o treinador dos citizens também apela ao lado mais descontraído dos jogadores. No balneário, tocam, por várias ocasiões, músicas da autoria de Noel Gallagher, vocalista dos Oasis. 

Mas não é só. Guardiola promove ainda diversos convívios com o plantel e já levou os jogadores a jogar paintball e até mesmo ao cinema para verem o filme La La Land.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório