Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

'Louco' dérbi lisboeta termina com rugido de leão

O Sporting bateu o Belenenses por 3-4, a contar para a 30.ª jornada da I Liga, numa partida que ficará na memória dos amantes do desporto rei.

'Louco' dérbi lisboeta termina com rugido de leão
Notícias ao Minuto

22:25 - 15/04/18 por Luís Alexandre

Desporto Acompanhamento

Este domingo, o Sporting aproveitou a ‘escorregadela’ do Benfica e foi ao Restelo vencer a equipa da casa por 3-4, em duelo a contar para a 30.ª jornada da I liga.

Com o desaire das águias no Clássico, os leões ficam apenas a três pontos do lugar de acesso à Liga dos Campeões, dependendo apenas si para chegar ao segundo lugar.

Desde os primeiros segundos, que o árbitro Bruno Paixão apitou para o início do duelo, ambos os emblemas lisboetas quiseram mostrar o que era um bom dérbi.

Decorria o minuto 5, quando o juiz da partida foi obrigado a utilizar o VAR para a assinalar grande penalidade a favor do Belenenses – Rui Patrício falhou o esférico e acabou por dar uma bofetada na face de Yazalde.

Silas escolheu o argelino Yebda para concretizar o castigo máximo e este não vacilou… estava feito o 1-0 no território dos azuis do Restelo.

No entanto, é necessário destacar que o tento marcado não foi pura sorte da equipa da casa, o eixo defensivo do Sporting demonstrou alguma falta de discernimento em certos lances – prova disso é que aos 11 minutos André Pinto já estava amarelado.

Quando se pensava que o golo sofrido iria ‘deitar’ abaixo a confiança dos leões, Bas Dost mostrou que a equipa está focada a lutar pelos três pontos.

Aos 13 minutos, o Internacional holandês empatou o encontro. passe extraordinário de Bruno Fernandes e o avançado do norte da Europa disparou para o fundo das redes.

Passados apenas três minutos, os forasteiros fazem... a reviravolta no marcador. Novo passe de Bruno Fernandes e, com a sua distinta velocidade, Gelson Martins chegou à área contrária e rematou para o segundo dos verdes e brancos. Um início frenético que culminou em três golos em apenas 16 minutos.

Números impressionantes, mas a história da primeira não ficou por aqui. Aos 41 minutos, Marcos Acuña ‘vestiu’ a camisola do ponta-de-lança e aumentou a vantagem para dois tentos. O argentino recebeu a bola de costa para a baliza e, de repente, virou-se e disparou para o fundo das redes.

Neste segundo tempo, Jorge Jesus decidiu apostar no jovem brasileiro Wendel – que até ao momento tinha realizado apenas 69 minutos de leão ao peito.

A intensidade e frenetismo do primeiro tempo ‘esticou-se’ até ao segundo, havendo mais uma chuva de golos.

Após o intervalo, o Sporting parecia ter o jogo sob controlo, guiando a partida ao seu gosto, todavia, os azuis da Cruz surpreenderam os leões e igualaram o resultado em… quatro minutos.

A armada comandada por Silas marcou dois golos de rajada, com ajuda de Licá (64’) e de uma grande penalidade de Fredy (68’). Um autêntico jogo de loucos que parecia não querer abrandar e ter um vencedor.

Depois de terem sido marcados seis tentos, o Sporting voltou a rugir ao minuto 74’. Yebda dá uma cotovela a Bas Dost e Bruno Paixão pune novamente com o castigo máximo o Belenenses – culminando também com a expulsão do argelino, por acumulação de amarelos.

Bruno Fernandes foi o escolhido para bater o penálti e... não falhou, devolvendo assim a vantagem ao conjunto de Alvalade.

Sete golos em 90 minutos, há muito que não se via um dérbi com tantos remates certeiros. Definitivamente será um duelo que ficará na memória destes adeptos para os próximos meses.

_______________________________________________________________________________________

90': Termina a partida no Restelo.

85': Substituição: Entra Lumor e sai Bryan Ruiz.

77': Golo de Bruno Fernandes! Uma grande execução do internacional português na hora de marcar a grande penalidade.

74' : Grande penalidade para o Sporting e Yebda é expulso por acumulação de cartões. 

71': O Sporting esteve perto do golo, mas André Moreira faz uma defesa de outro mundo.

68': Golo de Fredy! O angolano empatou o encontro através de grande penalidade. 

66': Grande penalidade para o Belenenses! Acuña derruba Licá na grande área.

64': Golo de Licá! Grande jogada do Belenenses que terminou com uma boa finalização de Licá.

62': Belenenses procura diminuir a vantagem no marcador, com transições atrás de transições.

57': Substituição: Entrou Bruno Pereirinha e saiu Persson

48': Sporting entrou a mandar nesta segunda parte.

46': Retomada a partida com uma mexida do lado do Sporting e outra do Belenenses. Wendel entra para o lugar de Fábio Coentrão e, do lado dos azuis do Restelo, sai Yazalde e entra Nathan.

45': Intervalo no Estádio do Restelo

41': Golo de Acuña! O argentino marcou à ponta-de-lança: Recebeu a bola de costa para a baliza e, de repente, virou-se e disparou para o fundo das redes. 

39': Pontapé de canto para os leões e... muito perto da baliza de André Moreira! Cruzamento de Bruno Fernandes e Battalia cabeceia quase para o golo.

31': Livre perigoso para o Sporting (25 metros), mas Bruno Fernandes rematou contra a barreira e, na recarga, o esférico sobrou para Bas Dost - que não conseguiu segurar a bola. 

24': Remate forte de Acunã mas o esférico voou muito longe da baliza de André Moreira.

20': Um início de jogo louco, em apenas 15 minutos já se marcaram três golos!

15': Golo de Gelson Martins! Está feita a reviravolta. Novo passe de Bruno Fernandes e, com a sua distinta velocidade, o extremo leonino chegou à área contrária e rematou para o segundo dos forasteiros. 

12': Golo de Bas Dost! passe extraordinário de Bruno Fernandes e o internacional holandês disparou para o fundo das redes.

9': André Pinto recebe amarelo, por derrubar Yazalde 

5': Golo de Yebda! O argelino não desperdiçou a oportunidade e inaugurou o marcador

4': Penálti para o Belenenses! Bruno Paixão recorreu ao VAR para decidir o lance. Rui Patrício atingiu a face de Yazalde e impediu que o jogador chegasse ao esférico.

3': Equipa do Restelo esteve muito perto do golo! Yazalde tentou cabecear o esférico na pequena área mas Coates 'virou' salvador. 

1': O árbitro apita para o início da partida, mas já com... 15 minutos de atraso.

___________________________________________________________________________________________

Onze do Belenenses: André Moreira; Gonçalo Silva, Sasso e Persson; Fredy, Diogo Viana, Yebda, Bakic e Florent; Yazalde e Licá.

Onze do Sporting: Rui Patrício; Ristovski, Coates, André Pinto e Fábio Coentrão; Bruno Fernandes, Battaglia e Bryan Ruiz; Gelson Martins, Bas Dost e Acuña.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório