Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Vim para o Sporting para isto, para estarmos a lutar com os rivais"

Técnico do Sporting fez este sábado a antevisão da visita ao Restelo.

"Vim para o Sporting para isto, para estarmos a lutar com os rivais"
Notícias ao Minuto

15:28 - 14/04/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Acompanhamento

Jorge Jesus, técnico do Sporting, marcou presença este sábado na sala de imprensa de Alvalade para fazer a antevisão do jogo agendado para domingo no Restelo, diante do Belenenses, referente à 30.ª jornada da I Liga. 

Numa conferência de imprensa com perguntas variadas, o técnico verde e branco abordou o encontro com a equipa do Restelo, respondeu ainda sobre o Clássico entre Benfica e FC Porto, sobre o volume de jogos dos leões, mas também sobre nuances e sistemas táticos, deixando, no fim, elogios a Petrovic e lembrando um episódio entre o sérvio e Fejsa, antes de ser contratado por Jesus para o Benfica.

Belenenses: "É um clássico e os clássicos, independentemente da classificação, são sempre difíceis. É sempre difícil ganhar em Belém. Benfica e FC Porto não conseguiram. O Belenenses nestes últimos sete jogos, desde que mudaram, só perderam um jogo. São sinais evidentes da evolução do Belenenses. Fico satisfeito e feliz porque vou encontrar mais uma equipa técnica que foram meus jogadores no Belenenses. Tenho a certeza absoluta que vão ter êxito. Já como jogadores eram muito inteligentes. Tenho um episódio muito giro com o Silas no meu primeiro ano. Ele disse-me 'sabe que não recebemos há cinco meses?'. Foi um episódio curioso mas em que os jogadores do Belenenses tiveram um comportamento exemplar. Chegaram até a acordo para reduzir o salário. José Pedro e Silas vão ter uma carreira brilhante"

Clássico Benfica-FC Porto: "Não importa muito olhar para esse resultado, mas para o nosso jogo. Só somando pontos é que podemos ainda olhar para o futuro do campeonato. Basicamente, esse resultado é indiferente se não ganharmos. Temos de fazer tudo para ganhar em Belém. Não vai ser fácil fazer golos e temos de arranjar ideias e alternativas. Não treinamos e por isso têm de ser ideias. Só vamos treinar hoje" 

Clássico entre rivais: "Vai ser um jogo difícil para as duas equipas. Tenho é de pensar no resultado do Belenenses-Sporting. Teoricamente podemos pensar que é melhor um empate ou uma vitória, mas qualquer resultado vai favorecer-nos. Algum tem de perder pontos. Vamos sempre beneficiar"

Casos clínicos e jogo com o FC Porto: "Não há tentação de poupar jogadores Não podemos prescindir dos melhores para estes jogos. O único que pode recuperar é o Fábio Coentrão" 

Volume de jogos: "Tem sido o ano todo. Estamos a meio de abril, perdemos um objetivo na quinta-feira, o outro já tínhamos conquistados. Objetivo, diga-se, em Portugal, podemos é sonhar. Os objetivos têm de ser as competições internas para qualquer clube. Ainda estamos a disputar dois e vamos ver o que pode acontecer. O facto de estarmos sobrecarregados tem que ver com isto. Há 40 anos que o Sporting não estava, nesta altura, nas frentes todas. Foi para isso que vim para o Sporting. Para estarmos próximos dos nossos rivais e disputar as competições. Vamos ver se podemos chegar ao fim e ganhar mais uma"

Sistema de três centrais: "Cada jogo tem a sua história de estratégia e tática. Em Portugal, os analistas têm alguma dificuldade de perceber que jogar com três defesas é um sistema mais defensivo. É mentira. Estão completamente enganados e é um sistema difícil de trabalhar. Não é para todos os treinadores e jogadores. Se tivesse o Mathieu se era capaz de voltar a apostar nesse sistema de jogo? Seria, porque é um sistema que tem que ver uma ideia ofensiva de jogo. Tem que ver com a forma como queres dar espaço à tua equipa em função do adversário. É um sistema a que as equipas portuguesas não estão habituadas a defrontar"

Liderança do Benfica é mérito ou demérito dos rivais: "É as duas coisas. Quando és campeão é por mérito, mas também porque os adversários perdem pontos e favorecem a conquista do primeiro lugar. Mas é sempre mérito de quem vence e não de quem perde. O campeonato português está muito competitivo, não é fácil ganhar pontos fora de casa, já não é como antigamente. É sempre mérito de quem vence mai"

Rendimento de Petrovic: "É um jogador que se adapta bem ao sistema de três defesas. Treina quase sempre como central e tem conhecimento da posição, como também tem para jogar em médio. Se calhar também não sabem mas Petrovic é internacional sérvio. Quando foi buscar o Fejsa jogavam os dois na mesma seleção e quem jogava era o Petrovic. Se calhar não tem jogado tanto quanto gostava, mas é um jogador muito especial"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório