Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Conquista da Capital do Móvel vale aos 'Guerreiros' a subida ao pódio

Sp. Braga foi ao terreno do P. Ferreira vencer por 5-1, alcançando, à condição, o Sporting no terceiro lugar do campeonato.

Conquista da Capital do Móvel vale aos 'Guerreiros' a subida ao pódio
Notícias ao Minuto

22:25 - 13/04/18 por Fábio Aguiar

Desporto 30.ª jornada

Depois do empate (2-2) em Santa Maria da Feira, na passada semana, o Sp. Braga regressou esta sexta-feira às vitórias, batendo o P. Ferreira, na Capital do Móvel, por 5-1, num jogo marcado pela expulsão do lateral pacense, João Góis, logo aos 10' minutos, que permitiu ao conjunto bracarense dominar praticamente toda a partida. Com estes três pontos conquistados, a equipa de Abel Ferreira subiu, à condição ao terceiro lugar, em igualdade com o Sporting.

Com uma entrada em jogo a todo o gás, o Guerreiros do Minho cedo demonstraram vontade de chegar cedo ao golo, dispondo de duas boas ocasiões nos primeiros minutos. Primeiro, Rui Correia, na tentativa de desviar um cruzamento de Ricardo Esgaio, quase fez autogolo e depois Rafael Defendi, com uma intervenção fantástica, negou o golo a Paulinho.

Curiosamente, seria o avançado bracarense o primeiro a protagonizar o primeiro lance de maior nervosismo na Capital do Móvel. Aos 10', e quando se preparava para encostar o cruzamento de Wilson Eduardo, o camisola 20 caiu na grande área fruto de um puxão de João Góis. Após indicação do assistente, o árbitro Fábio Veríssimo apontou para a marca de grande penalidade e mostrou o cartão vermelho ao lateral do P. Ferreira, por entender que Paulinho estava isolada na cara de Defendi. No entanto, na conversão do castigo máximo, o atacante português acertou na trave.

A partir daqui, em superioridade numérica, o Sp. Braga intensificou a pressão e chegou mesmo ao golo aos 18', através de Wilson Eduardo, que, de cabeça, deu a melhor sequência a um belo cruzamento, do lado esquerdo, do central Raúl Silva. Era o primeiro momento alto do extremo do Sporting, que viria a tornar-se uma das grandes figuras do encontro. Aos 20', Wilson voltou a brilhar, desta vez num grande 'tiro' de forma da área que dilatou a vantagem bracarense e aumentou para sete o número de golos do camisola 7 no campeonato.

Adormecer na 'almofada' dos dois golos

Até ao intervalo, o conjunto bracarense limitou-se a gerir a vantagem e até poderia ter chegado ao terceiro, mas Defendi evitou males maiores para a equipa da casa. Contudo, nessa 'almofada' de dois golos, o Sp. Braga parece ter... adormecido, permitindo que no reatamento o P. Ferreira causasse susto. Aos 57', Xavier cruzou no lado esquerdo e Luis Phellype, ao segundo poste, solto de marcação, reduziu a desvantagem dos castores, relançando a esperança na difícil missão da reviravolta.

Acordar ao 'som' de... Bruno Santos

O golo trouxe confiança à equipa de João Henriques e pouco depois Bruno Santos ficou muito perto do empate. Valeu o guardião bracarense, Matheus, a segurar a vantagem. Um lance que parece ter mesmo servido de 'despertador', já que na resposta o Sp. Braga chegou ao 3-1 e sentenciou a partida no que às contas do vencedor diz respeito. Ricardo Horta, com um remate cruzado, já dentro da área, de pé direito, bateu Defendi pela terceira vez e devolveu a tranquilidade aos minhotos.

Final de sonho para arsenalistas e... pesadelo para castores

Até ao final, na sequência de um canto batido por Jefferson, Danilo subiu mais alto do que toda a defesa pacense e assinou o quarto, enquanto o recém entrado Dyego Sousa, já nos descontos, fixou o resultado final. Com esta vitória, o Sp. Braga alcança, à condição, o Sporting no terceiro lugar, com 68 pontos. Já o P. Ferreira mantém os 28 pontos e poderá ser ultrapassado por Moreirense e V. Setúbal, se cónegos ou sadinos pontuarem. Se o Desp. Aves vencer o Feirense, também iguala os castores na classificação.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório