Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Barcelona cai no Império Romano e está fora da Champions

Reviravolta em Roma. A equipa italiana deu a volta à eliminatória, com uma vitória por 3-0, sobre o Barcelona, garantindo a passagem às meias-finais da Liga Milionária.

Barcelona cai no Império Romano e está fora da Champions
Notícias ao Minuto

21:33 - 10/04/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Liga dos Campeões

Reviravolta histórica. Com uma estratégia muito bem definida, a Roma entrou no seu reduto com um único objetivo: dar a volta à eliminatória. E assim foi. A Roma recebeu e venceu, esta terça-feira, o Barcelona, por 3-0, garantindo a passagem às meias-finais da Liga dos Campeões (4-4), com golos de Dzeko (6'), De Rossi (58') e Manolas (82').

Em Roma, sê romano... 

O Barcelona chegou a Roma com uma vantagem considerável, depois de ter registado uma vitória na primeira mão por 4-1. No entanto, desengane-se quem tenha pensado que estava tudo controlado. Porque não esteve. Pelo menos, pelos culés.

Logo aos seis minutos, Dzeko fez o gosto ao pé e rematou em jeito para o 1-0, com a defesa do Barcelona, literalmente, a dormir, sem hipóteses para Ter Stegen. Mas este foi, apenas, o primeiro lance de perigo, de muitos, durante todo o encontro.

E tudo isso, graças à estratégia bem executada pela equipa de Di Francesco. O meio-campo revelou-se o ponto mais importante da equipa da casa: compacto, concentrado em defender e sem permitir que os culés passassem, com espaço, para os últimos trinta metros do terreno.

Em contrapartida, o Barcelona, que sofreu um golo ainda antes do minuto 10’, não conseguia reagir, não encontrava alternativas para 'furar' a teia e causar estragos. Aliás, em alguns momentos, a formação de Valverde parecia que tinha ficado no balneário.

Ter Stegen foi o grande 'sinal mais' do Barça, nesta noite milionária, qual ‘salvador’ de serviço, pelo menos, enquanto pôde, a tirar golos a Schick (28’ e 32’) e Dzeko (37’).

O 'erro' de Piqué que levou ao 'descalabro' 

Após a pausa para intervalo, a blaugrana parecia estar melhor no jogo, mais organizada e a conseguir 'fazer frente' à estratégia adversária. Contudo, a grande penalidade convertida por De Rossi, aos 58 minutos, na sequência de uma falta de Piqué sobre Dzeko, voltou a dificultar a vida aos catalães.

Se a Roma acreditou, desde o início da partida, que a reviravolta era possível, depois do 2-0, foi apenas uma questão de tempo, entre defesas monumentais de Ter Stegen, até ao golo que 'arrumou' o Barcelona.

Aos 82 minutos, depois de um canto batido do lado direito, Manolas não vacilou e, sem hipóteses para Ter Stegen, atirou para o 3-0. As bancadas do Estádio Olímpico de Roma ‘explodiram’ de alegria. A festa instalou-se, a Roma seguia para as meias-finais da Chamlpins, 34 anos depois, e o Barcelona caía na prova.

Momento do jogo: Aos 58 minutos, a grande penalidade cometida por Piqué, que terminou no golo de De Rossi, catapultou a Roma para a reviravolta. 

90'+4' - Terminou em Roma. A equipa da casa segue para as meias-finais da prova. O Barcelona fica pelo caminho na Liga Milionária. 

90' - 4 minutos de compensação. 

82' - GOLOOOOOO! ROMAAAAA! MANOLAS! ROMA ESTÁ NA FRENTE DA ELIMINATÓRIA! Canto batido do lado direito e Manolas cabeceou para o 3-0. 

79' - TER STEGEN! QUE DEFESA MONUMENTAL! El Shaarawy aproveitou um grande cruzamento de Florenzi, que terminou com uma defesa excelente do guarda-redes culé. 

73' - Remate de Messi para as mãos de Alisson.

69' - DE ROSSI! QUE PERIGO! Roma está muito perto do terceiro golo. 

63' - Aquece o português André Gomes. 

58' - GOLOOOOO! ROMAAA! DE ROSSI! O jogador não vacilou e converteu a grande penalidade, assinando o 2-0. 

56' - Grande penalidade para a Roma. Piqué derruba Dzeko. 

54' - Ritmo de jogo mais baixo nesta segunda parte. 

46' - Começa a segunda parte. 

45' - Intervalo. 

40' - O esférico caiu muito por cima da baliza de Alisson. 

39' - Livre perigoso para Messi. 

37' - TER STEGEN! QUE DEFESA! Dzeko cabeceia para uma excelente defesa do guarda-redes culé. 

32' - OUTRA VEZ, SCHICK! PIQUÉ! Com um 'cratera' na defesa do Barcelona, Nainggolan cruzou para Schick, mas este não conseguiu concretizar. Valeu Piqué, qual salvador, para impedir o 2-0. 

28' - SCHICK! QUE OPORTUNIDADE! Mais um erro defensivo do Barcelona, e que erro! Schick só não fez o segundo golo porque o cabeceamento saiu ao lado da baliza. 

A equipa da casa não dá hipótese ao Barcelona de chegar com perigo à baliza de Alisson, com um bloco muito compacto no seu meio-campo. A ofensiva culé não consegue 'fugir'. Para além disso, Juan Jesus não 'larga' Messi... 

22' - Dzeko! Mais uma vez Dzeko! Remate forte, mas por cima da baliza de Ter Stegen. 

20' - Que pressão! A equipa da casa não 'larga' a grande área do Barcelona.

A Roma entrou muito bem na partida, muito organizada e com intenção de dar a volta ao resultado. Já o Barcelona 'acusou' a dinâmica ofensiva do adversário, tal como a pressão alta. Dificuldades ainda da formação culé em sair em progressão. 

14' - Schick! Que perigo! Depois de um erro da defesa culé, Schick aproveitou para cabecear com perigo junto da baliza de Ter Stegen. 

10' - Messi! O esférico passou a poucos centímetros da baliza de Alisson!

9' - Livre perigoso para o Barcelona. Messi para cobrar. 

6' - GOLOOOOO! ROMA! DZEKO! Dzeko aproveitou um excelente passe de De Rossi para fugir entre os centrais do Barcelona e, na cara de Ter Stegen, rematar para o 1-0. A eliminatória está reaberta. 

4' - Remate de Sergi Roberto para a defesa de Alisson. 

1' - Início da partida. 

Onze do Barcelona: Ter Stegen; Semedo, Piqué, Umtiti, Jordi Alba; Sergi Roberto, Sergio Busquets, Rakitic, Iniesta; Messi y Luis Suárez.

Onze da Roma: Alisson; Florenzi, Fazio, Manolas, Kolarov; De Rossi, Strootman, Nainggolan; El Shaarawy, Dzeko y Cencig Ünder.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório