Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Leão bate Paços e responde à crise com golos e união

O Sporting venceu o Paços de Ferreira por 2-0, este domingo, com golos de Bas Dost e Bryan Ruiz.

Leão bate Paços e responde à crise com golos e união
Notícias ao Minuto

22:08 - 08/04/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto 29.ª jornada

Bas Dost (20’) e Bryan Ruiz (65’) foram os autores dos dois golos da vitória do Sporting, este domingo, diante do Paços de Ferreira (2-0), em jogo referente à 29.ª jornada da I Liga. Uma vitória que serve como ‘resposta’ às duas últimas derrotas consecutivas da equipa.

Primeiro, as emoções... 

Emoções à flor da pele. Apesar do espetáculo acontecer dentro das quatro linhas, a receção ao Paços de Ferreira não conseguiu ficar à margem do momento que se vive atualmente em Alvalade.

Entre lenços brancos e assobios para Bruno de Carvalho, antes do apito inicial, que contrastaram com os aplausos dos adeptos para os jogadores, a equipa de Jorge Jesus – que também se emocionou nos momentos iniciais – entrou em campo focada em dar uma resposta. Uma resposta à derrota em Braga e, sobretudo, uma resposta à derrota em Madrid, no Wanda Metropolitano.

E não foi muito difícil de materializar. Apesar do registo da equipa ser baixo, com pouca dinâmica ofensiva, os leões é que ditavam o sentido da partida. Depois de uma ameaça de Bas Dost, para a defesa de Mário Felgueiras, ao minuto 6’, o holandês goleador não falhou na segunda oportunidade quando, aos 20 minutos, aproveitou um bom passe de Bruno Fernandes para cabecear para o 1-0.

O resultado ofereceu ainda mais segurança à formação caseira que teve poucas preocupações, ao longo dos 90 minutos, com o adversário. Aliás, Rui Patrício teve muito pouco trabalho, tirando um remate de Xavier (11’) e um livre de Luiz Phellype (62’).

Depois, a resposta... 

Pelo contrário, o Sporting não desistia de ampliar a vantagem de forma a garantir os três importantes pontos no seu terreno – uma vez que o Sporting de Braga empatou em Santa Maria da Feira, na presente jornada.

Entre Gelson Martins (51’) e Coates (53’), foi mesmo Bryan Ruiz assinar o segundo golo em Alvalade, com um ‘tiro’ para o fundo das redes do guarda-redes pacense, sem hipóteses (65’).

No entanto, a ‘história’ de Mário Felgueiras no jogo não terminava aqui. O guarda-redes acabou por ter uma saída ‘forçada’ da partida, aos 80 minutos, e, sem mais substituições, o técnico dos castores teve de adaptar o central Rui Correia à baliza – consequentemente, com apenas nove jogadores de campo.

Nos últimos dez minutos, os leões geriram, apenas, a partida, sem criar perigo junto das redes dos castores que colocaram grande parte da equipa atrás da linha do meio campo.

Com este resultado, o Sporting soma agora 68 pontos, mais três pontos do que o Sp. Braga e menos cinco pontos do que o FC Porto, segundo classificado. O Benfica está na liderança com 74 pontos.

Momento do jogo: Aos 20 minutos, Bas Dost fez o primeiro golo do duelo e 'matou' qualquer hipótese da equipa pacense, que não conseguiu voltar a reaorganizar-se. 

Direto 

90+4' - Terminou a partida. 

90' - 4 minutos de compensação. 

88' - Substituição no Sporting: Entra Palhinha para a saída de Bruno Fernandes. 

83' - Substituição no Sporting: Entra Montero para a saída de Bryan. 

80' - Saída 'forçada' de Mário Felgueiras, devido a lesão. O treinador do Paços de Ferreira é obrigada a 'adaptar' um jogador à posição de guarda-redes, neste caso, Rui Correia. 

78' - Bas Dost volta a levantar as bancadas de Alvalade, mas foi assinalado fora de jogo ao holandês, com o golo a ser anulado. 

68' - Substituição no Sporting: Saída de Wendel para a entrada de Lumor. 

65' - GOLOOOOO! SPORTING! BRYAN RUIZ! Na sequência de um passe fantástico de Gelson Martins, o costa-riquenho não vacilou e, na cara de Mário Felgueiras, atirou para o 2-0. 

62' - Livre perigoso para o Paços de Ferreira:  Luiz Phellype na cobrança, mas o esférico foi à figura de Patrício. 

56' - Substituição no Paços de Ferreira: Saída de Mabil para a entrada de Quiñónes.

53' - Mário Felgueiras assistido no relvado. Remate forte de Coates acertou em cheio na cara do guardião. 

51' - Gelson!  Defesa de Mário Felgueiras tira golo a Gelson Martins. 

46' - Começa a segunda parte. 

As bancadas de Alvalade voltaram a dirigir assobios a Bruno de Carvalho, quando o presidente se dirigiu ao túnel de acesso ao balneário. 

45' - Intervalo em Alvalade.

32' - Corte de Miguel Vieira! Corte importante do central, que desviou uma bola perigosa de Bas Dost. 

20' - GOLOOOOO! SPORTING! BAS DOST! Com Bruno Fernandes na assistência, o holandês voador aproveitou para cabecear, com Rui Correia a ficar mal na fotografia. 

11' - Patrício! O guarda-redes leonino defende um remate de Xavier, para canto. 

6' - Bas Dost! Remate para as mãos do guarda-redes do Paços de Ferreira.

1' - Começa a partida em Alvalade. 

Assobios e lenços brancos das bancadas para Bruno de Carvalho.

Onze do Sporting: Rui Patrício; Ristovski, Mathieu, Coates e Acuña; Battaglia, Bruno Fernandes, Gelson e Wendel; Bryan e Bas Dost. 

Onze do Paços de Ferreira: Mário Felgueiras; Filipe Ferreira, Miguel Vieira, Rui Correia e João Góis; António Xavier, Rúben Micael, Assis e Pedrinho; Mabil e Luiz Phellype. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório