Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Talismã mexicano soltou o 'voo' da águia no Bonfim

Benfica consegue um triunfo (1-2) muito sofrido na visita ao terreno do V. Setúbal graças a dois golos d Raúl Jiménez, que permitiram assim segurar a liderança isolada do campeonato.

Notícias ao Minuto

22:26 - 07/04/18 por Fábio Aguiar

Desporto 29.ª jornada

O Benfica venceu este sábado o V. Setúbal, no Bonfim, por 2-1, e garantiu a continuidade no primeiro lugar do campeonato, a uma semana do escaldante clássico frente ao FC Porto. Os encarnados sofreram, viram-se a perder logo aos 3' minutos, mas conseguiram a reviravolta graças a dois golos de Raúl Jiménez, que acabou por ser a grande surpresa no onze, face à ausência de Jonas, que sentiu algumas dores no aquecimento e acabou por ir para a bancada.

No entanto, o conjunto de Rui Vitória não podia ter entrado pior no encontro. Logo aos 3' minutos, um grande passe de Nuno Pinto encontrou ao segundo poste Costinha que, sem oposição, rematou cruzado para o fundo das redes à guarda de Bruno Varela. Um bom golo do extremo que esta temporada tem sido uma das principais figuras do conjunto de José Couceiro. Em desvantagem, o Benfica tentou responder, mas as duas compactas linhas de quatro homens, com os dois avançados, Edinho e André Pereira, a pressionarem a primeira zona de construção encarnada dificultaram a tarefa.

Só à passagem dos 26' minutos é que as águias conseguiram criar realmente perigo, num belo cabeceamento de Jardel travado por Cristiano.Este foi, de resto, o primeiro de dois avisos antes do empate. No minuto seguinte, Zivkovic cruzou no lado esquerdo e Cervi, em esforço, desviou a bola, mas ficou a centímetros de ser feliz e aos 28' deu-se a 'explosão' de alegria dos adeptos encarnados presentes no reduto sadino. Raúl Jiménez voltou a reforçar o estatuto de talismã e, de regresso à titularidade, restabeleceu a igualdade, ao segundo poste, de pé esquerdo, dando a melhor sequência a um bom cruzamento de Rafa. Num dos raros momentos de desconcentração da defesa do V. Setúbal na primeira parte, o avançado mexicano assinou quinto golo no campeonato.

A partir daqui, o Benfica encostou o V. Setúbal às 'cordas' e foi à procura da reviravolta, mas nunca conseguiu criar verdadeiras situações de perigo. No segundo tempo foi novamente a equipa da casa a entrar melhor e a estar muito perto do segundo. Primeiro, Edinho desperdiçou de forma incrível uma boa jogada de Nuno Pinto no lado direito, depois, André Pereira tentou a sorte de meia distância, mas o remate saiu ao lado e, por fim, Wallyson, também de fora da área, assustou os encarnados.

Já dentro dos últimos 10 minutos, Raúl Jiménez tentou aderir à 'moda das bicicletas', mas Cristiano defendeu bem a tentativa do mexicano, enquanto Salvio, que pouco antes tinha entrado para o lugar de Grimaldo, atirou para a bancada quando já se encontrava isolado.No entanto, o momento do encontro chegou em cima dos 90'. Luís Felipe derrubou Salvio no interior da área, o árbitro da partida não teve dúvidas e assinalou grande penalidade. Da marca dos onze metros, Raúl Jiménez, como é habitual, não tremeu - nunca falhou um penálti na carreira - e assumiu-se como o grande herói do triunfo encarnado.

Uma vitória (muito) sofrida dos tetracampeões nacionais, graças a um talismã mexicano que não acusou a pesada herança deixada por Jonas e foi decisivo. O Benfica mantém-se assim o topo da tabela classificativa e, independentemente do que o FC Porto consiga fazer este domingo diante do Desp. Aves, sabe que chega ao clássico da próxima jornada na condição de líder isolado.

FIM DA PARTIDA

90+4' - Substituição no Benfica. Entra Samaris para o lugar de Raúl Jiménez.

90+3' - Mais um canto para o V. Setúbal. Os sadinos tentam tudo pelo empate.

90+3' - Canto para o V. Setúbal.

90+2' - GOLOOOOOO DO BENFICA! Raúl Jiménez converte o penálti e coloca os encarnados em vantagem já nos descontos. Grande festa dos adeptos do Benfica no estádio do Bonfim. Jonas salta na bancada.

90+1' - Penáli para o Benfica.

90:00 - Jardel coloca a bola no fundo da baliza de Cristiano, mas já estava assinalado fora-de-jogo.

89:00 - Substituição no V. Setúbal. Sai Nuno Pinto e entra Luís Felipe.

86:00 - Substituição no V. Setúbal. Sai Wallyson e entra Podstawski.

85:00 - Salvio quase faz o golo! O argentino surge isolado, tenta progredir e, quando já se aproximavam os opositores sadinos, remata por cima. É a melhor ocasião de golo do Benfica na segunda parte.

83:00 - Raúl Jiménez tenta o golo de bicicleta, mas Cristiano estava atento e nega o bis do mexicano.

81:00 - Substituição no V. Setúbal. Entra Pedro Pinto e sai Edinho. André Pereira passa a ser o único avançado nos sadinos.

79:00 - Canto para o Benfica. Cabeceamento de Seferovic, mas Cristiano segura sem problemas.

77:00 - Segunda alteração no Benfica. Sai Grimaldo e entra Salvio. Cervi recua para a posição de lateral-esquerdo.

73:00 - Benfica tenta agora responder às ameaças do V. Setúbal.

66:00 - Nova chance para o V. Setúbal! Desta vez é Wallyson a surgir com possibilidade de alvejar a baliza de Bruno Varela, mas o remate sai por cima.

65:00 - Substituição no Benfica. Entra Seferovic para o lugar de Rafa.

64:00 - Mais uma ameaça do V. Setúbal. Desta vez foi André Pereira a rematar forte e cruzado, mas ao lado da baliza da Bruno Varela.

63:00 - Canto para o Benfica, desta vez do lado direito.

62:00 - Quase o golo do V. Setúbal! Grande jogada de Nuno Pinto, a cruzar atrasado para o interior da área, onde surge Edinho que, de primeira, atira por cima. Grande ocasião de golo para os sadinos.

59:00 - Canto para o V. Setúbal. Nuno Pinto bate e Rúben Dias afasta o perigo.

55:00 - Grande cruzamento de André Almeida, mas Raúl Jiménez não consegue chegar à bola.

52:00 - Canto para o Benfica.

47:00 - Edinho tenha a sorte de meia distância, mas o remate sai ao lado.

INÍCIO DA SEGUNDA PARTE

INTERVALO

43:00 - Cruzamento de Zivkovic e Cristiano agarra com segurança.

38:00 - Edinho coloca a bola no fundo da baliza de Bruno Varela, mas já estava assinalado o fora-de-jogo a Costinha, que faz a assistência para o internacional português.

37:00 - Livre de Pizzi e Fejsa, mais alto que toda a defesa do V. Setúbal, a cabecear por cima.

33:00 - Mais um ataque do Benfica pelo lado esquerdo e novamente Nenê Bonilha a resolver no coração da área. Muito importante o trabalho do médio brasileiro na redução dos espaços.

31:00  - Confusão nas bancadas do Bonfim, com alguns adeptos do V. Setúbal abandonarem o local onde assistiam ao jogo, mas até ao momento ainda não se percebem os motivos. A polícia já interveio.

28:00 - GOLOOOOOO DO BENFICA! Grande cruzamento de Rafa, Raúl Jiménez surge ao segundo poste, aproveitando a desconcentração da defesa sadina, e, sozinho, empurra para o fundo da baliza de Cristiano.

27:00 - Quase o golo do Benfica! Cruzamento de Zivkovic e Cervi, em esforço, a desviar, mas a bola sai ao lado da baliza sadina. Os encarnados pressionam à procura do empate.

26:00 - Grande defesa de Cristiano a negar o empate a Jardel. 

25:00 - Canto para o Benfica, novamente no lado esquerdo do ataque.

23:00 - Boa iniciativa de Grimaldo pelo lado esquerdo, a cruzar para o coração da área, onde surge Nenê Bonilha a resolver o lance.

21:00 - Livre de Nuno Pinto, grande confusão na área e depois a bola é afastada pela defensiva encarnada.

21:00 - Rúben Dias vê o cartão amarelo por falta sobre Edinho.

19:00 - Mais um livre lateral para o Benfica. Pizzi na cobrança e Rúben Dias não consegue direcionar o cacebeamento da melhor maneira.  

14:00 - Primeiro canto para o Benfica. Fejsa tenta o cabeceamento, mas a bola não chega à baliza.

10:00 - Jogo muito repartido nestes primeiros minutos, com o V. Setúbal a encarar o Benfica nos olhos, a marcar cedo e a protagonizar já algumas boas saídas para o ataque.

08:00 - Livre lateral de Grimaldo e Cristiano sai bem e agarra nas alturas.

07:00 - Bom remate de Cervi, mas a bola passa ao lado da baliza de Cristiano.

04:00 - Tenta responder o Benfica, mas não surge ninguém para desviar o cruzamento de André Almeida.

03:00 - GOLOOOOOO DO V. SETÚBAL! Grande passe de Nuno Pinto, Costinha surge ao segundo poste, solto de marcação e, de pé direito, remata cruzado para o primeiro golo do encontro. O conjunto sadino dificilmente poderia entrar melhor.

INÍCIO DA PARTIDA!

Jonas é baixa de última hora no Benfica! O avançado brasileiro apresentou algumas queixas no aquecimento e não vai a jogo frente ao V. Setúbal. Raúl Jiménez será titular diante do conjunto sadino.

V. Setúbal: Cristiano; Arnold, Nuno Reis, Yohan Tavares e Nuno Pinto; Semedo, Nenê Bonilha, Wallyson e Costinha, Edinho e André Pereira.

Onze do Benfica: Bruno Varela; André Almeida, Jardel, Rúben Dias e Grimaldo; Fejsa, Pizzi e Zivkovic; Rafa, Cervi e Jonas.

Depois de dois importantes triunfos na última jornada, V. Setúbal e Benfica medem forças este sábado, no Bonfim, a partir das 20h30. Se os sadinos conseguiram uma reviravolta notável (1-4) na vila das Aves e garantiram os três pontos graças a um 'póquer' de Edinho, os encarnados cumpriram e bateram o V. Guimarães na Luz, por 2-0, com mais dois golos de Jonas, que viriam a valer, dois dias depois, o 'assalto' à liderança isolada do campeonato, aproveitando o desaire do FC Porto no Restelo, diante do Belenenses.

Pode acompanhar todas as incidências do jogo, a partir das 20h30, em Desporto ao Minuto.[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório