Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

'Amêndoas amargas' e 'pecados fatais' derrubaram o dragão

FC Porto somou a segunda derrota do campeonato, diante do Belenenses, por 2-0, e viu o Benfica assumir a liderança do campeonato.

Notícias ao Minuto

08:04 - 03/04/18 por Fábio Aguiar

Desporto Análise

Depois de 23 jornadas, o FC Porto perdeu a liderança do campeonato para o Benfica. Os dragões saíram do Restelo com a segunda derrota na Liga Portuguesa e 'incendiaram' ainda mais a já escaldante luta pelo título, a apenas duas jornadas do clássico da Luz. Nathan e Maurides apontaram os golos que valeram três pontos ao Belenenses, num jogo marcado pela eficácia dos comandados de Silas, pelo desacerto da equipa de Sérgio Conceição e ainda pela monstruosa exibição de André Moreira, que se revelou uma das grandes figuras do encontro.

Segundo as estatísticas, um dos 'pecados fatais' dos dragões residiu mesmo na incapacidade de transformar em golos as muitas ocasiões de que dispôs. Prova disso é o facto de esta partida ter entrado para a história como a segunda em que existiu maior diferença de remates entre as duas equipas. Ao fim dos 90' minutos, o FC Porto somou 31 'tiros' à baliza de André Moreira, enquanto o Belenenses apenas tentou alvejar a baliza à guarda de Casillas por quatro ocasiões. Contas feitas, houve um 'fosso' de 27 remates. Um registo apenas batido pelo FC Porto-Sp. Braga, em 2016/17 (29).

Aboubakar, Soares e Brahimi foram os jogadores que mais tentaram 'remar' contra a maré, mas a falta de direção dos remates ou a 'muralha' chamada André Moreira negaram as suas intenções. De volta ao onze, após o período de ausência devido a lesão, Alex Telles voltou a estar em alto nível no capítulo das assistências, não tendo, contudo, a contribuição habitual dos seus companheiros na altura de colocar a bola no fundo das redes. O brasileiro, de resto, chegou mesmo a ter nos pés uma das grandes ocasiões para fazer o empate, aos 41', mas o míssil do é pé esquerdo do lateral saiu um tudo nada por cima. 

Melhor asserto teve Felipe, primeiro, e Gonçalo Paciência, depois, já na segunda parte, mas em ambas as situações o Restelo testemunhou o 'erguer' de... um gigante. Com duas defesas monumentais, André Moreira segurou a vantagem mínima do Belenenses e protagonizou o(s) momento(s)-chave do encontro, uma vez que, pouco depois, o recém entrado Maurides serviu a segunda 'amêndoa amarga', sentenciando as contas do vencedor tornando um verdadeiro pesadelo o jogo n.º 1000 de Casillas ao mais alto nível. No final, o guarda-redes dos azuis do Restelo somou sete intervenções, grande parte delas determinantes para o triunfo do emblema de Belém. 

Se para o FC Porto o resto do campeonato resume-se a seis autênticas finais, para o Belenenses o cenário é cada vez mais confortável. Com este triunfo, a equipa de Silas subiu ao 11.º lugar, com 32 pontos, e tem o objetivo da manutenção praticamente assegurado. 

Estatísticas:

Belenenses Números FC Porto
4 Remates 41
0 Cantos 9
11 Faltas cometidas 16
1 Cartões amarelos 3
0 Cartões vermelhos 0
37% Posse de Bola 63%

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório