Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Fim de linha à vista para o trio mais experiente do Dragão

Iker Casillas, Iván Marcano e Maxi Pereira estão em final de contrato e podem deixar o FC Porto já no próximo mês de junho.

Fim de linha à vista para o trio mais experiente do Dragão
Notícias ao Minuto

08:05 - 30/03/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Após uma pausa nos campeonatos europeus, por culpa de compromissos particulares das seleções, a época entra na fase mais decisiva para a grande maioria dos clubes. O FC Porto não foge à regra e o objetivo principal já foi delineado por Sérgio Conceição: a conquista do campeonato. 

Ainda assim, e apesar de estar na frente da I Liga com mais dois pontos que o Benfica e cinco do que o Sporting, o técnico dos azuis e brancos tem motivos para estar preocupado. 

A época vai correndo e o FC Porto tarda em anunciar a renovação de contrato de vários jogadores. Entre os que mais se destacam estão os experientes Iker Casillas, Iván Marcano e Maxi Pereira. 

Com idades acima dos 30 anos, este trio termina contrato no próximo mês de junho, altura em que a presente temporada acaba. A saída de todos é assim um cenário mais que possível, o que pode representar um mais que significativo alívio na folha salarial. 

Carrossel na baliza azul e branca acabou na experiência do espanhol 

A chegada de Sérgio Conceição ao comando técnico do FC Porto contou com uma mensagem clara para dentro de balneário. No conjunto azul e branco não há estatutos e a primeira prova disso foi o facto de o técnico português ter 'sentado' Casillas no banco e apostado em José Sá. 

Durante várias semanas, o jovem guardião português foi aposta de Conceição para a baliza, ficando por desvendar o verdadeiro motivo pelo qual o guarda-redes espanhol perdeu a titularidade. No entanto, a goleada (0-5) sofrida pelo FC Porto, em casa, diante do Liverpool, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, saiu cara a José Sá. 

Conceição optou por voltar a entregar a baliza a Casillas e a partir daí, não mais o espanhol largou o lugar nas primeiras escolhas do FC Porto. Ainda assim, e apesar da inegável importância no balneário dos dragões, tudo aponta para que Casillas deixe o Dragão no verão. 

Muralha do Dragão prestes a ficar sem o 'patrão' 

Dos três jogadores enumerados, Iván Marcano será aquele que reúne maior popularidade por entre os adeptos do FC Porto. O central espanhol de 30 anos é muitas vezes o capitão dos dragões e tem lugar cativo no eixo defensivo montado por Conceição. Os números desta temporada não deixam margem para dúvidas: Dos 44 jogos realizados pelo FC Porto, Marcano apenas não jogou em seis. Além disso, o central espanhol apontou ainda cinco golos, tantos como na última época. 

Porém, e mesmo perante a tamanha importância no Dragão, Marcano continua sem renovar contrato e já há quem garanta que o futuro está mesmo em Valência. 

Maxi Pereira ofuscado pela polivalência de Ricardo e pelo brilho do jovem Dalot 

O lateral uruguaio chegou ao FC Porto no verão do 2015 proveniente do rival Benfica, uma mudança que fez correr muita tinta. Depois de uma primeira temporada onde assumiu condição de titular indiscutível, sob o comando de Julen Lopetegui, Maxi foi perdendo fulgor nas primeiras escolhas nas duas épocas seguintes.

Na última contabilizou 35 partidas e na atual soma umas escassas 19 participações. Um número reduzido que pode ser explicado pelo facto de Ricardo Pereira ser um lateral que pode alinhar tanto na esquerda como na direita e também pelo 'aparecimento' de Diogo Dalot, jovem da formação do FC Porto que tem despertado a atenção de vários clubes de renome na Europa. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório