Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

João Alves: "Sporting vai entrar mais pressionado do que o Sp. Braga"

Antigo jogador de leões e arsenalistas antevê um "grande espetáculo" na Pedreira e acredita que uma eventual 'escorregadela' deixa a equipa de Jorge Jesus "arredada do título".

João Alves: "Sporting vai entrar mais pressionado do que o Sp. Braga"
Notícias ao Minuto

08:03 - 30/03/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

Separados por apenas quatro pontos, Sp. Braga e Sporting protagonizam este sábado o jogo grande da 28.ª ronda do campeonato. À espera de "um belo espetáculo", João Alves acredita que esta partida do "poderá ser mais decisiva" para o clube de Alvalade. À conversa com o Desporto ao Minuto, o antigo jogador de leões e arsenalistas fez a antevisão do encontro e identificou os principais pontos-chaves da época das duas equipas.

"Acredito que vai ser um grande jogo, entre duas boas equipas, com dois grandes treinadores. Se o Sp. Braga ganhar, fica a 'morder' os calcanhares ao Sporting, a apenas um ponto, e com o que falta de campeonato tudo pode acontecer. Se isso acontecer, o Sp. Braga ganha ainda mais legitimidade para lutar pelo terceiro lugar e o Sporting fica praticamente arredado do título", começou por dizer o antigo médio, sublinhando: "O Sporting está mais pressionado porque sabe que tem que ir a Braga ganhar. Mas penso que os jogadores estão habituados à pressão, pois estão num clube grande e sabem como lidar com este tipo de jogos."

Agradado com a temporada realizada pelos guerreiros do Minho, João Alves considera que o planeamento dos responsáveis arsenalistas foi determinante para os resultados que a equipa tem tido, tanto nas provas internas, como na Europa.

"O Sp. Braga tem um plantel bastante equilibrado, em que entra um e sai outro e não se nota a diferença, e isso é fruto do trabalho. A direção e equipa técnica estão de parabéns pela construção do plantel. Aliado a isso, a equipa tem feito bons jogos, esteve bem na Liga Europa e tem feito um campeonato regular. É das equipas mais estáveis do nosso futebol", vincou.

Quanto ao conjunto de Alvalade, a questão física parece ter sido o 'calcanhar de Aquiles' da equipa de Jorge Jesus. "O Sporting começou bem a época, a jogar bom futebol, mas houve uma altura em que a equipa entrou em fadiga, teve algumas lesões e não conseguiu dar continuidade a esse trabalho, perdendo pontos que agora fazem falta na luta pelo título", analisou, admitindo: "O campeonato ainda não acabou, é certo, mas seguramente que os adeptos esperavam mais do Sporting, não só pelo investimento, mas pela qualidade demonstrada no início."

Com uma carreira de quase duas décadas dedicadas praticamente só a clubes do nosso futebol - a exceção foi a passagem pelos cipriotas do Omonia, em 2012/13 -, João Alves representou o Sp. Braga na época 2004/05, rumando ao Sporting no início da temporada seguinte. A admiração pelos dois emblemas manteve-se, motivo pelo qual o agora ex-jogador, com 37 anos, promete viver a partida de forma atenta.

Um olhar ao (também) 'seu' V. Guimarães

Além de Sp. Braga e Sporting, João Alves representou também o V. Guimarães, entre 2007 e 2012, onde se tornou ídolo do clube. Agora, de fora, o antigo médio perspetiva também um jogo difícil para o conjunto da cidade Berço, na visita à Luz.

"É mais uma 'final' para o Benfica, que chega moralizado, a jogar em sua casa e a necessitar de ganhar. Não vai ser uma tarefa nada fácil para o V. Guimarães, que atravessa uma fase complicada. Neste momento, a equipa joga praticamente todos os jogos 'sob brasas'. Os adeptos cobram e sabem que o orçamento foi dos mais altos dos últimos anos. Por isso, exigem o máximo. E isso não é fácil quando se trata de uma equipa praticamente nova. Ainda falta algum campeonato, mas certamente que os adeptos esperariam mais este ano", analisou, considerando o FC Porto e o Benfica os principais candidatos ao título. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório