Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Martelinho: "Bruno Fernandes será uma figura da Seleção no futuro"

Antigo jogador do Boavista treinou o médio do Sporting nos júniores do clube do Bessa e não tem dúvidas de que o atual momento do internacional português é apenas o início de uma grande carreira.

Martelinho: "Bruno Fernandes será uma figura da Seleção no futuro"
Notícias ao Minuto

07:27 - 29/03/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

Independentemente do desfecho da temporada, Bruno Fernandes será sempre um dos principais destaques do Sporting. O médio chegou, viu e convenceu de imediato, tornando-se o maestro da equipa de Jorge Jesus. Da titularidade indiscutível em Alvalade para a estreia na Seleção A foi um pequeno passo e, a 10 de novembro do ano passado, no Estádio do Fontelo, em Viseu, frente à Arábia Saudita, o médio vestiu pela primeira vez a camisola da equipa principal das quinas. Uma escalada feita ao 'sprint', mas que não surpreende Martelinho, antigo jogador do Boavista, que orientou o internacional português nos júniores do clube do Bessa, na época 2011/12.

"É engraçado que eu tinha ideia de que todas estas coisas poderiam acontecer, porque eu conheço-o. É um jogador extremamente ambicioso, que nunca está satisfeito com o que faz. Uma das características que mais gostava nele era a coragem. Não se esconde do jogo, gosta de assumir e não tem medo de errar. Mesmo quando erra, volta insistir para melhorar. E não é qualquer um que chega ao Sporting e consegue ter este rendimento na primeira época. Mesmo na Seleção A conseguiu integrar-se bem e não tenho dúvidas de que será uma figura no futuro", começou por dizer o técnico, de 43 anos, em declarações ao Desporto ao Minuto.

Notícias ao MinutoAos 16 anos, Bruno Fernandes já dava nas vistas ao serviço dos júniores do Boavista.© Facebook

"Não me surpreende nada esta evolução. Já na formação era muito acima da média. No seu primeiro ano de junior jogava contra jogadores um ano mais velhos e era dos melhores do campeonato, tal como o Ricardo Pereira, do FC Porto, que nessa altura jogava no V. Guimarães, e alguns do bons jogadores que estão agora na Primeira Liga", acrescentou.

Com 13 golos em 45 jogos esta época, Bruno Fernandes tem superado as expectativas no ano de estreia de leão ao peito. Martelinho recorda a "desconfiança" que existia no momento em que o jogador chegou a Alvalade, especialmente pelo valor investido (8,5 milhões de euros mais 500 mil em variáveis).

"Lembro-me que muita gente ficou espantada e na altura eu disse achava que o Sporting tinha feito um excelente negócio e que em breve iria valer muito mais", frisou, repartindo o mérito deste crescimento entre "o próprio Bruno Fernandes e, claro, o seu treinador, Jorge Jesus".

'Escondido' em Itália

Olhando em retrospectiva, o percurso de Bruno Fernandes acabou por ser trilhado longe de terras lusas. Após a temporada às ordens de Martelinho, no Bessa, o médio foi contratado pelo Novara e rumou a Itália. "Essa saída tão cedo talvez o tenha feito passar algo despercebido. Nessa altura, o Boavista estava na 2.ª Divisão B e não era tão falado, nem estava debaixo dos holofotes mediáticos. Era o seu segundo ano de junior e claro que não era conhecido, apesar do trajeto nas seleções jovens. Se o Boavista estivesse noutro patamar, ele até poderia ter sido lançado na equipa principal", admitiu Martelinho.

Notícias ao MinutoMartelinho não esconde o orgulho por ver o antigo pupilo a triunfar no Sporting e na Seleção.© Global Imagens

Premier League assenta como uma luva

Terminada a aventura em solo transalpino, com passagens pela Udinese e Sampdoria, Bruno Fernandes regressou a 'casa' para brilhar. Além do destaque natural no nosso país, o excelente rendimento do médio já faz eco além fronteiras. De Inglaterra, por exemplo, chegam rumores de que o Tottenham poderá entrar na corrida pelo internacional português, de 23 anos, e Martelinho acredita que "a Premier League seria um campeonato interessante" para o antigo pupilo.

"Tem características que se adaptam a qualquer Liga, mas Inglaterra seria muito bom, porque é um jogador evoluído tecnicamente e que tem na polivalência um trunfo", defendeu, sublinhando: "Vai certamente dar esse salto. No entanto, para já, tem que continuar focado no Sporting e na Seleção Nacional, a trabalhar e a ser humilde, que eu sei que ele é."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório