Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal 'acordou' ao intervalo e deu chocolate... aos suíços

Depois de uma primeira parte para esquecer, os comandados de Rui Jorge reagiram e em 20 minutos anularam a desvantagem de dois golos, partindo para uma 'remontada' fantástica (4-2).

Portugal 'acordou' ao intervalo e deu chocolate... aos suíços
Notícias ao Minuto

18:00 - 27/03/18 por Fábio Aguiar

Desporto Euro'2019

Portugal reforçou esta terça-feira a candidatura ao primeiro lugar do grupo 8 de apuramento para o Campeonato da Europa de sub-21, no próximo ano. Depois da goleada (7-0) imposta ao Liechtenstein, em Tondela, no passado sábado, os comandados de Rui Jorge venceram a Suíça, em Neuchâtel, por 4-2, numa fantástica 'remontada' conseguida na segunda parte, graças aos golos de Heriberto, André Horta, João Félix e Gil Dias.

Com André Horta e Rafael Leão nos lugares de Xadas e Heriberto, em relação a essa jornada anterior de apuramento, a equipa das quinas entrou da pior forma em terras helvéticas e logo aos 4' minutos viu Djibril Sow, com um forte remate de fora da área, inaugurar o marcador, num lance em que Joel Pereira fica muito mal na 'fotografia'.

Apesar da desvantagem, a Seleção Nacional nunca conseguiu reagir verdadeiramente. Aos muitos espaços concedidos a meio-campo, a formação lusa foi demonstrando algumas desatenções defensivas e uma estranha apatia no processo atacante, que permitiram aos suíços dominarem por completo a partida e somar várias ocasiões para dilatar o marcador.

À passagem do primeiro quarto de hora Rui Jorge teve mais uma contrariedade com a lesão de Rafael Leão. O avançado do Sporting contraiu um problema muscular na coxa esquerda e acabou substituído por Heriberto. Com o atacante do Benfica B em campo, Portugal ganhou maior velocidade na frente e agitou o jogo. André Horta tentou várias vezes de fora da área causar surpresa, mas a mira do médio do Sp. Braga estava desafinada.

Se a vida portuguesa já estava complicada, mais ficou aos 37' minutos, altura em que Cümart aumentou para 2-0 a vantagem da Suíça. Na sequência de um livre lateral, os jogadores portuguesas ficam a pedir fora-de-jogo, o árbitro sueco Mohammed Al-Hakim nada assinalou e o central, solto de marcação, cabeceou por o fundo das redes da baliza de Joel Pereira. Até ao intervalo, a Seleção Nacional ainda tentou reduzir distâncias e conseguiu mesmo criar a melhor ocasião de toda a primeira parte. Após uma boa iniciativa de João Carvalho, Heriberto surgiu na cara de Baumann, mas o guarda-redes helvético ganhou o 'duelo'.

Despertador tocou no balneário

Para o segundo tempo, Rui Jorge alterou um pouco o sistema, colocou André Horta a pisar terrenos mais interiores e a equipa entrou com outra atitude e uma maior dinâmica. Uma mudança que acabou por dar frutos e, logo aos 48' minutos, Heriberto estreou-se a marcar pelos sub-21 e reduziu a desvantagem lusa, após um belo contra-ataque.

Um golo que transfigurou autenticamente a formação lusa, que aos 57' minutos chegou ao empate. Depois de quatro tentativas na primeira parte, André Horta, a passe de João Carvalho, rematou de novo à entrada da área, a bola ainda desviou num defesa suíço e só terminou no fundo da baliza de Baumann. E como não há duas sem três, aos 64' Portugal chegou, finalmente, à 'remontada' e confirmou 20 minutos verdadeiramente brilhantes. Diogo Gonçalves cobrou um livre lateral, a bola ainda desviou num defesa suíço e João Félix, ao segundo poste, fez o terceiro da equipa das quinas para delírio dos muitos emigrantes portugueses presentes em Neuchâtel.

Até ao final, Gil Dias ainda protagonizou um dos momentos de maior magia do encontro e, após um contra-ataque fulminante, 'picou' a bola e assinou um golo de antologia, que abrilhantou ainda mais a vitória lusa. Com este triunfo, Portugal assume o segundo lugar do grupo 8 de apuramento para o Euro'2019, com 13 pontos, menos dois do que a Bósnia, que venceu o Liechtenstein, por 4-0, mas soma mais um jogo. Uma excelente prenda para o selecionador Rui Jorge, que esta terça-feira completa 45 anos.

Confira o minuto ao minuto do encontro: 

FINAL DA PARTIDA!

90:00 - GOLOOOO DE PORTUGAL! Gil Dias faz 'magia' e abrilhanta ainda mais a reviravolta portuguesa. Num canto a favor da suíça, a equipa das quinas ganhou a bola, partiu para o contra-ataque e Gil Dias, totalmente isolado, e com Baumann adiantado, 'sacou' de um chapéu perfeito.

88:00 - Canto para Portugal. Eustáquio cabeceia por cima.

83:00 - Boa iniciativa da equipa suíça, mas Joel Pereira segura a vantagem portuguesa.

74:00 - Substituição operada por Rui Jorge. Sai Diogo Gonçalves e entra Gil Dias.

80:00 - Mais uma tentativa de Diogo Gonçalves, mas o remate sai ao lado.

77:00 - Grande defesa de Baumann a evitar o golo de Diogo Gonçalves.

76:00 - Substituição na Suíça. Andi Zeqiri é lançado para o lugar de Edi Fernandes.

75:00 - Canto para Portugal.

74:00 - Substituição na equipa portuguesa. Sai André Horta e entra Eustáquio.

73:00 - Substituição na Suíça. Entra Fabian Rohner para o lugar de Marvin Spielmann.

64:00 - ESTÁ FEITA A 'REMONTADA'! Portugal consegue a reviravolta! Livre de Diogo Gonçalves, a bola ainda desvia num defesa suíço e João Féliz, ao segundo poste, faz o terceiro da equipa das quinas. Vinte minutos fantásticos dos comandados de Rui Jorge a fazer pensar: Mas onde estava esta equipa na primeira parte?

60:00 - Quase o golo de Diogo Gonçalves! Portugal mostra-se transfigurado e quando consegue a 'remontada'.

57:00 - GOLOOOO DE PORTUGAL! Depois de quatro tentativas na primeira parte, André Horta, a passe de João Carvalho, rematou de novo à entrada da área, a bola ainda desviou num defesa suíço e só terminou no fundo da baliza de Baumann. Que grande entrada na segunda parte de Portugal!

54:00 - Tiro de João Carvalho para as mãos da baliza de Baumann.

52:00 - Remate de Ulisses Garcia ao lado da baliza de Joel Pereira.

49:00 - GOLOOOO DE PORTUGAL! Contra-ataque da equipa das quinas, Diogo Gonçalves tenta colocar a bola em Heriberto, a defesa suíça ainda desvia, mas à segunda o avançado do Benfica B reduz a desvantagem lusa. Foi o primeiro golo de Heriberto ao serviços dos sub-21.

 INÍCIO DA SEGUNDA PARTE

INTERVALO

46:00 - Terceira tentativa de longe de André Horta, mas novamente por cima.

45:00 - Canto para a equipa das quinas.

43:00 - Quase o golo de Portugal! Grande lance de João Carvalho, a servir João Féliz, que combina com Heriberto e o avançado do Benfica, na cara de Baumann, permite a defesa ao guarda-redes helvético.

42:00 - Canto para a Suíça.

41:00 - Marvin Spielmann tenta o remate de longe e Joel Pereira, atento, evita o terceiro.

37:00 - GOLO DA SUÍÇA! Livre tirado a 'papel químico' do anterior, em que foi assinalado fora-de-jogo, os jogadores portuguesas ficam a pedir nova posição irregular de Cümart, mas o central surge na cara de Joel Pereira e, completamente sozinho, cabeceia para o segundo dos helvéticos. Vida muito complicada para Portugal!

34:00 - Golo anulado à Suíça! Albian Ajeti coloca a bola no fundo da baliza de Joel Pereira, mas já estava assinalado o fora-de-jogo.

31:00 - Mais uma tentativa de André Horta de meia distância, mas a bola sai novamente por cima da baliza de Baumann.

29:00 - Arrancada de Heriberto entre dois defesas suíços, mas o avançado do Benfica B adianta demasiado a bola e o guarda-redes segura sem problemas.

27:00 - Portugal tenta equilibrar a partida, sobe no terreno, demonstra maior qualidade na circulação de bola, mas continua a usar maioritariamente um estilo direto, à procura de soluções avançadas, principalmente Heriberto.

23:00 - Rafael Leão terá sido substituído devido a um problema muscular na coxa esquerda.

20:00 - Canto para a Suíça.

19:00 - André Horta, uma das novidades no onze de Rui Jorge em relação à última partida frente ao Liechtenstein, tenta surpreender de longe, mas a bola sai muito por cima. 

18:00 - Nova oportunidade para o Suíça! Passe fantástico de Djibril Sow e Albian Ajeti, após uma bela receção, não consegue o remate.

15:00 - Primeira substituição na equipa portuguesa. Rafael Leão sai e entra Heriberto. Resta saber se por lesão ou mesmo opção de Rui Jorge, já que o avançado do Sporting não deu sinais de problemas físicos.

09:00 - Quase do segundo golo da Suíça! Portugal a dar muito espaço no meio-campo, permitindo ao conjunto helvético somar mais uma boa ocasião de golo. Valeu Joel Pereira a travar o remate de Oberlin. 

07:00 - Cruzamento de Diogo Gonçalves, no lado esquerdo do ataque, mas João Félix não consegue o remate.

06:00 - Portugal tenta a resposta. Rafael Leão ganha o primeiro canto da partida.

04:00 - GOLO DA SUÍÇA! Remate de fora da área, forte, de Djibril Sow, a bola ainda desvia e acaba no fundo da baliza portuguesa. Joel Pereira mal batido. A equipa das quinas entra em jogo com o 'pé esquerdo'.

02:00 - Primeiro remate do encontro e pertenceu à Suíça. Albian Ajeti tentou a sorte, mas o tiro saiu por cima da baliza de Joel Pereira.

INÍCIO DA PARTIDA

O sueco Mohammed Al-Hakim será o árbitro do encontro e terá como auxiliares os compatriotas Daniel Gustavsson e Fredrik Klyver. Kaspar Sjöberg será o quarto árbitro.

Onze da Suíça: Noam Baumann; Jordan Lotomba, Ulisses Garcia, Eray Cümart, Stefan Knezevic; Sandro Lauper, Marvin Spielmann, Djibril Sow, Albian Ajeti; Edimilson Fernandes e Dimitri Oberlin.

Onze de Portugal: Joel Pereira; Diogo Dalot, Ferro, Jorge Fernandes e Yuri Ribeiro; Pepê Rodrigues, André Horta e João Carvalho (C); João Félix, Diogo Gonçalves e Rafael Leão.

Depois da goleada (7-0) imposta ao Liechtenstein, em Tondela, a Seleção Nacional de sub-21 tem esta terça-feira mais um teste importante no apuramento para o Euro'2019. No terceiro lugar do grupo 8 de qualificação, com 10 pontos, os comandados de Rui Jorge enfrentam hoje a Suíça, em  Neuchâtel, com o objetivo de ultrapassar a Roménia e a Bósnia e assumir a liderança. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório