Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Santos distribuiu 'bilhetes', mas nem todos aproveitaram. E agora?

Portugal perdeu por 0-3 frente à Holanda. O selecionador lamentou a derrota e disse que é preciso tirar ilações das escolhas que tomou.

Santos distribuiu 'bilhetes', mas nem todos aproveitaram. E agora?
Notícias ao Minuto

08:33 - 27/03/18 por Ruben Valente

Desporto Análise

"Saímos pobres no resultado, mas é preciso tirar ilações deste desaire. É importante ver se as escolhas que tomei foram as corretas ou não”. Foram estas as palavras de Fernando Santos que ecoaram após a derrota de Portugal frente à Holanda (0-3), esta segunda-feira.

O selecionador nacional assumiu as culpas pelo pesado desaire e admitiu que há jogadores desta convocatória que poderão não marcar presença no Mundial da Rússia. A exibição da equipa das quinas foi paupérrima e nem Ronaldo conseguiu disfarçar a desinspiração de uma equipa que, de longe, demonstrava falta de ligação. 

Defensivamente, Portugal esteve mal. As desatenções seguiam-se umas às outras e traduziram-se em golos para a seleção holandesa, que nem teve de se esforçar muito para chegar ao 0-3, em Genebra. Falhas de marcação e acompanhamentos mal feitos foram uma constante na 1.ª parte.

Além disto, no processo criativo, Portugal também deixou (muito) a desejar. No primeiro tempo, a equipa das quinas nunca conseguiu chegar com perigo à baliza de Cillessen. No segundo, as coisas alteraram-se e o golo até podia ter aparecido. No entanto, as ideias eram poucas e o perigo criado foi, quase sempre, obra da inspiração individual.

Análise a alguns dos jogadores que mais dúvidas suscitam na lista final para o Mundial:

Anthony Lopes – O setor da baliza é onde restará menos dúvidas. Na 1.ª parte sofreu três golos, nenhum por sua culpa. Ainda conseguiu brilhar aos 43 minutos ao evitar um golo certo de Memphis Depay. No segundo tempo não teve trabalho, uma vez que a Holanda nem um remate efetuou. Ainda assim, deverá ter assegurado a presença no Mundial.

Mário Rui – Estreou-se pela Seleção num jogo que não o ajudou. Apesar de, numa forma geral, a defesa ter estado mal, o lateral do Nápoles deixou bons apontamentos. No segundo tempo mostrou mais qualidade e quis dar boas ideias à equipa. Bom no passe e no cruzamento.

João Cancelo – Com uma concorência dura (Cédric Soares, Nélson Semedo e até mesmo Ricardo Pereira), o lateral do Inter de Milão tinha uma excelente oportunidade para mostrar ao selecionador porque merecia estar no Mundial. Borrou a pintura aos 62 minutos ao ver o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho. Além disso, no primeiro tempo teve grandes dificuldades para parar Depay e Babel no seu corredor.

Rolando – Mereceu novamente a confiança de Fernando Santos no onze inicial. Contudo, esta não foi, de todo, uma das melhores noites do central do Marselha. A par de José Fonte, foi um dos rostos da desorganização defensiva da equipa das quinas. Com Rúben Dias em plenas condições físicas, será difícil marcar presença na Rússia.

Neto – Longe de estar entre as primeiras escolhas do selecionador, entrou no segundo tempo para o lugar de Rolando. Não esteve mal, mas também não conseguiu mostrar qualidades suficientes para convencer. Não beneficiou da ausência de jogo ofensivo da Holanda na 2.ª parte do encontro.

Manuel Fernandes – É um dos jogadores em melhor forma no meio-campo da Seleção Nacional. Jogou maioritariamente descaído para o lado esquerdo, uma posição que, desde cedo, se viu que não estava confortável. Acusou o mau momento coletivo e não conseguiu sobressair. Será uma das grandes dúvidas de Fernando Santos para a lista final.

Adrien – Acusou a falta de ritmo em todos os momentos do jogo. Já mostrou muita qualidade na Seleção Nacional, mas neste momento é um elemento que pouco acrescenta ao processo ofensivo da equipa. Na falta de William e Danilo, teve de funcionar como ‘6’ e parecia perdido em campo.

André Gomes – O seu momento ‘frágil’ no Barcelona está espelhado também nas exibições por Portugal. Em cada toque na bola, o médio deixa transparecer uma falta de confiança tremenda. Passes disparatados e pouco aventureiro no último passe.

Gelson Martins – Um dos jogadores mais irreverentes desta equipa. Não estava numa das suas noites mais inspiradas, mas foi um desequilibrador no 2.º tempo. A Seleção melhorou com a sua entrada. Nota positiva para o extremo do Sporting.

Gonçalo Guedes – À semelhança de Gelson, entrou e mexeu com o jogo da formação portuguesa. Mostrou bons apontamentos e é um forte candidato a estar presente na lista final de Fernando Santos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório