Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Fokobo: O 'discípulo' de Yaya Touré que sonha com novas garras de leão

Estreou-se na equipa principal do Sporting pela mão de Jesualdo Ferreira, em 2013, marcou um golo ao Tottenham que correu o mundo e já foi comparado ao médio do Man. City. Hoje, Fabrice Fokobo procura ressurgir com um empréstimo ao Real Sport Clube com vista ao sonho de voltar a brilhar em Alvalade.

Fokobo: O 'discípulo' de Yaya Touré que sonha com novas garras de leão
Notícias ao Minuto

08:10 - 26/03/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

Estádio de Alvalade, 2 de março de 2013. O Sporting recebia o FC Porto em encontro da 21.ª jornada e o placar ainda mantinha o nulo quando, aos 77' minutos, Marcos Rojo viu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Uma contrariedade que dificultou ainda mais a tarefa aos leões e obrigou o professor Jesualdo Ferreira a ir ao banco buscar um jovem 'aluno', dotado de uma boa capacidade para fazer dupla com Tiago Ilori no eixo da defensivo verde e branco. Fabrice Fokobo 'saltava' assim para as luzes da ribalta e logo num grande palco.

Então com 19 anos, o central, que também já jogava como médio-defensivo, tinha a força, o jogo aéreo e a capacidade física como principais cartões de visita, que viriam a revelar-se suficientes para convencer a massa adepta leonina. Hoje, cinco anos depois, o camaronês recorda esse dia com um misto de saudade e nostalgia, mas também com a confiança de que em breve irá repeti-lo. 

"Foi um um momento muito especial para mim. Era a minha estreia pela equipa principal do Sporting e estava extremamente entusiasmado. Nunca tinha jogado com tanta gente no estádio. Fiquei muito feliz pela oportunidade e só queria jogar mais. Tenho saudades disso, claro. Por isso, é que trabalho todos os dias no máximo para poder voltar a viver momentos como esse", começou por dizer o jogador, hoje com 24 anos, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto.

Notícias ao MinutoFabrice Fokobo revelou o seu maior sonho à conversa com o Desporto ao Minuto.© Notícias ao Minuto

"O mister Jesualdo Ferreira disse-me para estar tranquilo, que tinha toda a confiança em mim e que eu só tinha que acreditar em mim mesmo. É um grande treinador, foi muito importante para mim, pois deu-me essa oportunidade, acreditou no meu valor e ficarei para sempre grato. No início estava um pouco nervoso, obviamente, mas à medida que o tempo foi passando fui tranquilizando e desfrutei do jogo", prosseguiu.

Nesse dia, o Sporting acabaria por segurar o empate, caindo para o 11.º(!) lugar da tabela, mas nem isso retirou a felicidade do momento a Fokobo. "Após o apito final, tive a melhor sensação de sempre. Liguei ao meu agente e à minha família, disse-lhes que me tinha estreado pelo Sporting e eles ficaram muito felizes por mim", recorda, admitindo que, no entanto, "ainda não estava preparado para uma exigência assim". Num plantel que contava com jogadores como Schaars, Rinaudo, Elias, Pereirinha, Gelson Fernandes ou Eric Dier, a afirmação "foi difícil." O jovem ainda mereceu a titularidade na ronda seguinte, frente à Académica, mas acabou depois por reintegrar a equipa B do Sporting.

Notícias ao MinutoJesualdo Ferreira lançou o jovem, então com 19 anos, no clássico com o FC Porto, em 2013.© Facebook

"Era muito jovem e precisava de mais tempo, pois havia muitos jogadores de qualidade. O treinador acreditava em mim, mas existia muita pressão", lamenta agora o camaronês, salientando: "Mas foi um prazer trabalhar com todos aqueles craques. Foram todos impecáveis comigo, ajudaram-me, deram-me conselhos e encorajavam-me. O Elias, por exemplo, estava mais vezes comigo e dizia-me sempre o que fazia bem e mal. É um excelente jogador e um companheiro cinco estrelas."

Acordar do sonho... pouco depois

No regresso à equipa secundária dos leões, Fokobo continuou a brilhar, marcando mesmo um golo que correu o mundo, frente ao Tottenham, na NextGenSeries, antiga competição de sub-19. Os problemas surgiram depois... "Houve um problema na renovação do contrato e estive sem jogar sete meses. Voltei, mas acabei por me lesionar. Então, as coisas mudaram", conta.

Na temporada 2014/15, o defesa/médio foi cedido ao Arouca, juntamente na Iuri Medeiros, mas um novo problema físico dificultou a tarefa do jovem. Daí para cá, seguiu-se mais uma etapa na equipa B verde e branca e um empréstimo ao Famalicão na última temporada. Atualmente, e ultrapassado todo o 'calvário', Fokobo voltou a sorrir. No Real Sport Clube, da II Liga, o jogador conseguiu finalmente jogar regularmente, explanar todo o seu potencial e sonhar... com novos voos.

Golo Fabrice Fokobo v Spurs 

"Está a ser uma boa época para mim. Não tenho tido problemas e isso permite-me demonstrar o meu valor. Temos uma equipa jovem, mas com vários jogadores experientes e de muita qualidade, que querem triunfar no futebol profissional. Tenho bastante apoio dos companheiros, treinadores, dirigentes e adeptos. Acredito que poderá ser uma rampa de lançamento para mim", garante, com a "confiança a 100%" de que o clube da linha de Sintra vai conseguir a manutenção no segundo escalão.

Apesar da "situação difícil" a nível coletivo, Fokobo tem estado em destaque no plano individual, tal como Carlos Vinícius, o goleador da prova - soma 17 tiros certeiros em 29 partidas - que poderá estar de partida para o Nápoles. "É um excelente avançado, forte, muito bom tecnicamente e que, como se vê, está a fazer muitos golos. Vai fazer uma grande carreira porque merece e tem qualidade para isso." 

Voltar a ser feliz na casa de partida

Ultrapassados os obstáculos do passado, Fabrice Fokobo é o rosto da confiança, determinação e crença num objetivo específico. "O meu maior sonho é jogar de novo na equipa principal do Sporting. Acredito que o vou conseguir. Tenho confiança nas minhas capacidades, sei que posso dar muito mais e vou trabalhar no limite para merecer uma oportunidade do mister Jorge Jesus. Só peço que acreditem em mim", apela o camaronês, que tem um costa-marfinense como principal referência.

Notícias ao MinutoCamaronês tinha a concorrência de Schaars, Elias, Rinaudo, Gelson Fernandes e Eric Dier.© Global Imagens

"O meu ídolo é o Yaya Touré, do Man. City. Gosto muito da forma de jogar e identifico-me com algumas das suas características", revela, antes de confessar que também tenciona voltar a representar o seu país, agora na Seleção A, depois do percurso nos sub-17, onde foi capitão.

Os amigos Gelson e Rúben Semedo e os conselhos aos mais novos

Com contrato com o Sporting até junho de 2019, Fabrice Fokobo quer agora terminar bem a temporada no Real para depois tentar convencer Jorge Jesus de que merece uma oportunidade para se mostrar na pré-época verde e branca. Relançar uma carreira que, em determinado momento, chegou a ser imensamente prometedora é a maior prioridade, sempre sem esquecer os erros do passado que "servem como aprendizagem". Se o conseguiu, Fokobo até poderá vir a reencontrar nos leões um amigo bem especial com quem partilhou o balneário na formação secundária.

"Guardo boas recordações do Gelson Martins, que é um grande jogador, muito intenso, bastante tecnicista e tem tudo para ser um dos melhores do mundo na sua posição", atira, deixando ainda uma palavra de solidariedade a outro antigo companheiro que neste momento bem precisa de apoio.

"É muito difícil ver o que se está a passar com o Rúben Semedo. É uma situação complicada, mas acredito que tudo se vai resolver e que ele vai voltar a provar o seu valor dentro de campo, pois tem uma carreira pela frente. Merece porque é uma excelente pessoa." 

A finalizar, Fokobo faz questão de alertar os jovens para o mais importante do futebol. "Desfrutem desta modalidade! Trabalhem ao máximo e acreditem nas vossas qualidades, pois mais tarde ou mais cedo vão alcançar os vossos objetivos." 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório