Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

'Faraó' Ronaldo derrubou as 'pirâmides' ao cair do pano

Seleção nacional venceu o jogo de preparação diante do Egito, 2-1, num encontro realizado esta sexta-feira em Zurique, na Suíça.

'Faraó' Ronaldo derrubou as 'pirâmides' ao cair do pano

Resumo: Os milhares de emigrantes portugueses, presentes nas bancadas do Letzigrund Stadion, pagaram bilhete para assistir a 45 minutos de futebol da Seleção nacional. A primeira parte, revestida de bom futebol e velocidade acima da média, contou com um Portugal ‘mandão’, que entrou em fase de lentidão na etapa complementar, sendo castigado com um golaço de Salah aos 56 minutos.

O jogador do Liverpool de quem toda a gente fala voltou, mais uma vez, a ser ‘vedeta’, desta feita pela sua seleção. Mas esta foi a história até …. aos 90 minutos. Em período de compensação apareceu um ‘mágico’, de seu nome Ricardo Quaresma, a servir o ‘todo-poderoso’ Ronaldo para os dois golos. Uma reviravolta assinada em apenas quatro minutos.

A vontade de comer não terminou em ‘fartura’

Portugal entrou no Estádio Letzigrund, em Zurique, autoritário e em toada acelerada. O campeão europeu imprimiu velocidade desde o minuto inicial e bastaram breves minutos para a Seleção nacional realizar os primeiros dois ‘disparos’ à baliza, ambos com assinatura de Cristiano Ronaldo, após ser superiormente assistido por Raphael Guerreiro nas duas ocasiões.

Apesar da vertigem ofensiva dos pupilos de Fernando Santos, o Egito não entregou a ‘carta’ de paz e aos sete minutos Beto foi chamado a intervir, na sequência de um remate à queima-roupa de Trezeguet.

Uma breve aparição numa história que foi contada em tons de verde e vermelho: unidos a uma enorme vontade de ‘petiscar’, a armada lusitana apareceu facilmente nas imediações da grande área egípcia, aliado às manobras de um ‘bicho-carpinteiro’ chamado João Moutinho. O médio do Monaco foi praticamente um jogador omnipresente, aparecendo adjudicado a uma outra alavanca, de seu nome Bernardo Silva.

Todavia, os holofotes e as fotografias iam quase todas para Cristiano Ronaldo que, aos 26 minutos teve oportunidade soberana para abrir o marcador. Livre indireto para Portugal no interior da área: bola cortada em cima da linha de golo, após remate rasteiro de Ronaldo na cobrança do livre indireto, com um defesa egípcio a evitar o golo para Portugal.

Mas depois do quase, os festejos chegaram mesmo… todavia foi ‘falso alarme’. Aos 42 minutos golo anulado a Portugal: após desvio de André Silva, Rolando apareceu em posição irregular na altura do cabeceamento.

Salah ergueu a pirâmide que Ronaldo derrubou com estrondo

A segunda parte começou mais lenta do que a primeira. A formação das quinas passou da quinta para a primeira na ‘caixa de velocidades’ e Portugal foi castigado aos 56 minutos pelo ‘Faraó’ Salah. A estrela da companhia egípcia assinou um grande golo, na sequência de um remate à entrada da grande área de Portugal, sem dar qualquer hipótese a Beto.

Fernando Santos não gostava do que via e mexeu no centro de máquinas da Seleção, retirando João Moutinho e João Mário para as entradas de André Gomes e Quaresma. Mais tarde foi a vez de Bernardo Silva abandonar o terreno de jogo para a entrada de Gelson Martins.

A gestão de minutos para dar minutos a quase todos os jogadores tornou-se norma na etapa complementar. O quarto árbitro apareceu em primeiro plano na segunda parte, tantas foram as vezes que levantou a placa para indicar as substituições.

O futebol trabalhado da primeira parte transformou-se, após o intervalo, num jogo atabalhoado de Portugal, em que a pressa de chegar ao golo tornou-se inimiga da eficácia.

Todavia, algumas vezes, não é necessário apresentar futebol bonito, basta contar com os melhores para ter um final feliz. E assim foi: Quaresma esfregou a ‘lâmpada mágica’ para servir de forma sublime Cristiano Ronaldo - por estas horas mais conhecido como o ‘demolidor implacável de pirâmides’.

Relato do jogo Portugal-Egito

90+6 - TERMINA O ENCONTRO. VITÓRIA DE PORTUGAL (2-1)

90+5' - GOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! BISA CRISTIANO RONALDO.

90+2' - GOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! MARCA CRISTIANO RONALDO.

90' - Quatro minutos de compensação.

89' - Bruno Fernandes teve espaço, rematou fora da área e colocou à prova o guardião egípcio.

85' - Livre perigoso para o Egito: Beto seguro entre os postes 'amarra' o esférico sem problemas.

76' - Saem André Silva e Rúben Neves para as entradas de Gonçalo Guedes e Bruno Fernandes.

68'  - Saída de Bernardo Silva para a entrada de Gelson Martins. 

65' - Raphael Guerreiro tirou tinta ao poste egípcio. Belo remate do lateral-esquerdo português.

61' - Saem João Moutinho e João Mário para as entradas de Quaresma e André Gomes.

56' - GOLO DO EGITO! MARCA SALAH! Uma obra de arte egípcia assinada pelo melhor jogador da seleção 'faraónica'. Remate à entrada da área, colocado e sem hipótese de defesa para Beto.

50' - Portugal voltou a entrar com 'ganas' nesta etapa complementar. 

46' - Começa a segunda parte. 

45' - Intervalo em Zurique. Permanece o nulo no marcador. 

42' - GOLO ANULADO A PORTUGAL. Após desvio de André Silva, Rolando está em posição irregular na altura do cabeceamento.

26' - Livre indireto para Portugal no interior da área: Bola cortada em cima da linha de golo, após remate rasteiro de Ronaldo na cobrança do livre indireto, com um defesa egípcio a evitar o golo para Portugal.

20' - O Letzigrund Stadion está ligado ao 'quadro da eletricidade': golos não existem, mas a velocidade imprimida pelos jogadores e a rapidez na chegada às grandes áreas faz adivinhar uma noite de golos.

13' - Remate de João Mário à entrada da área, para fácil defesa do guarda-redes El Shenawy.

7' - Bela intervenção de Beto: o guarda-redes deu o corpo à bala, após remate de Trezeguet. A primeira ocasião de golo pertence aos egípcios. 

2' - Precisou apenas de um minuto para Portugal fazer o primeiro remate: Ronaldo 'disparou' à entrada da área, mas a bola saiu muito por cima.

1' - Rola a bola em Zurique: já se joga o Portugal-Egito.

--------------------------------------------------------------------

Onze de Portugal: Beto, Cédric, Rolando, Bruno Alves, Raphael Guerreiro, Rúben Neves, João Moutinho, Bernardo Silva, João Mário, Cristiano Ronaldo e André Silva.

Onze do Egipto: Mohamed El Shenawy; Ahmed Fathy, Ali Gabr, Ahmed Hegazy, Abdel Shafy, Tarek Hamed, Elneny, Abdallah Said, Trezeguet, Salah e Hassan.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório